Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Estudantes Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

 

O Conselho Superior definiu, através da Resolução n.º 010/2013-CONSU, o Regulamento dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).

 
Uma síntese sobre o regulamento (que não dispensa a leitura atenta e detalhada da íntegra do regulamento):
 
  • O TCC consistirá em um trabalho de natureza acadêmica de acordo com o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), elaborado individualmente pelo aluno regularmente matriculado no último ano do curso, como requisito obrigatório para a integralização das suas atividades acadêmicas.
  • Consiste em uma pesquisa individual orientada, relatada sob a forma de monografia escrita, de acordo com o tema escolhido pelo aluno e aprovado pelo/a professor/a orientador/a, dentre as linhas de pesquisa oferecidas pelos respectivos cursos.
  • E é desenvolvido sob a orientação de um docente do quadro da Universidade Estadual de Alagoas. As atividades de orientação são desenvolvidas durante o cumprimento do TCC, alocada no último ano do Curso.
  • Caberá ao Colegiado do Curso definir ou referendar a escolha dos orientadores.
  • O discente deverá estar regularmente matriculado no TCC e preencher ficha conforme modelo adotado pelo Registro e Controle Acadêmico da UNEAL, que indicará o tema e a linha de pesquisa do trabalho.
  • A Coordenação do Curso, após a deliberação do Colegiado, encaminhará a cada professor orientador a lista de trabalhos com os temas e seus respectivos orientandos.
  • O TCC terá o prazo máximo de 01 (um) ano para orientação, elaboração e apresentação, respeitando-se o tempo de integralização previsto no PPC.
  • A substituição de orientador por solicitação do aluno é permitida uma única vez, no prazo de até 60 (sessenta) dias após a divulgação da lista de distribuição dos orientadores, mediante apresentação de justificativa na Coordenação do Curso e deliberação do Colegiado.
  • O professor orientador tem, dentre outros, os seguintes deveres específicos:
    1. Orientar, acompanhar e avaliar o desenvolvimento do trabalho em todas as suas fases;
    2. Estabelecer o plano e o cronograma das atividades de elaboração do trabalho, com a fixação do período destinado ao levantamento de pesquisa bibliográfica, dos instrumentos de investigação e data das reuniões de orientação;
    3. Atender seus alunos orientandos em horário previamente fixado;
    4. Participar e presidir as bancas de apresentação de TCC para as quais estiver designado;
    5. Providenciar o calendário de apresentações de seus orientandos, a composição das bancas de cada trabalho, com antecedência mínima de 15 (quinze) dias;
    6. Redigir e assinar, juntamente com os demais membros da banca examinadora, as atas finais das sessões de apresentação, em duas cópias originais, sendo uma para o estudante que apresentou o trabalho, e outra para a Secretaria do Curso.
              • A responsabilidade pela elaboração da monografia é integralmente do aluno, o que não exime o professor orientador de desempenhar adequadamente, dentro das normas definidas pelo Regulamento de TCC, as atribuições decorrentes da sua atividade de orientação.
              • O aluno em fase de realização do TCC tem, dentre outros relativos ao desempenho de suas atribuições discentes, os seguintes deveres específicos (o não cumprimento implica na reprovação do aluno pelo orientador):
                1. Atender e cumprir o plano e o cronograma de atividades estabelecido por seu orientador;
                2. Manter contatos, no mínimo, mensalmente, com o professor orientador para discussão e aprimoramento de sua pesquisa, devendo justificar eventuais faltas;
                3. Entregar relatórios parciais sobre as atividades desenvolvidas conforme determinação de seu orientador;
                4. Elaborar a versão final de seu TCC de acordo com o presente Regulamento e as instruções de seu orientador;
                5. Entregar aos membros da Banca Examinadora as vias de seu trabalho, no prazo mínimo de 15 (quinze) dias que antecedem a data designada para a apresentação;
                6. Comparecer em dia, hora e local determinados para apresentação da versão final de seu TCC perante a banca examinadora composta nos termos do presente Regulamento.
                        • São direitos do orientando:
                          1. Definir a temática do TCC, em conformidade com as diretrizes do PPC e linhas de pesquisa ou áreas de conhecimento divulgadas;
                          2. Ter um orientador, indicado na forma prevista pelo regulamento, com conhecimento na área da temática escolhida;
                          3. Ser informado sobre normas e regulamentação do TCC;                           
                          4. Participar da elaboração do plano e cronograma do trabalho a ser desenvolvido;
                          5. Solicitar à Coordenação do Curso a substituição do Orientador, que deverá ser apreciado pelo colegiado, quando esse não estiver cumprindo suas atribuições.
                                • O TCC deve ser elaborado considerando-se, na sua estrutura formal, os critérios técnicos estabelecidos em normas da instituição, ou, na ausência destas, pelas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.
                                • O TCC deverá ser encadernado em brochura, além de uma via em formato digital, documento em PDF (somente para visualização), possuindo, no mínimo 30 (trinta) páginas de texto escrito.
                                • A Banca Examinadora será composta pelo professor orientador e outros três professores, sendo dois titulares e um suplente, convidados pelo professor orientador com consulta ao orientando, ficando o aluno responsável pela entrega das vias do TCC a cada componente. Apenas um dos membros poderá ser convidado não integrante do quadro de docentes da UNEAL. Nesta hipótese, deverá ser feita comunicação por escrito à Coordenação do Curso, com indicação do nome e titulação do convidado, com vínculo em IES.
                                • As sessões de apresentação das monografias de TCC são públicas e nestas o aluno terá de 20 (vinte) a 30 (trinta) minutos para a sua exposição oral e cada membro da Banca Examinadora terá até 10 (dez) minutos para arguições. A Banca atribuirá notas de 0 (zero) a 10 (dez) para a apresentação, a arguição oral e o trabalho escrito, respectivamente. A nota final será o resultado da média aritmética das referidas notas, que será registrada em Ata de Apresentação de TCC.
                                • Realizada a apresentação do trabalho e sendo recomendadas correções por parte da Banca, estas deverão ser providenciadas pelo aluno no prazo máximo e improrrogável de 10 (dez) dias daquela data, competindo-lhe apresentar o trabalho corrigido ao professor orientador neste prazo, inexistindo nova apresentação oral. O descumprimento pelo discente dos prazos e alterações indicadas na monografia, implicará na reavaliação do trabalho monográfico por parte da Banca Examinadora, não se homologando as notas anteriormente atribuídas. 
                                • O discente, no prazo de 3 (três) dias úteis da data da apresentação de seu TCC, poderá recorrer ao Colegiado do Curso contra os resultados das avaliações, fundamentando devidamente suas razões.
                                • O discente que não entregar a monografia, ou que não se apresentar para a sua apresentação oral, ou ainda, que não fizer a entrega das cópias na forma estabelecida neste Regulamento, estará automaticamente reprovado, devendo reiniciar o processo de TCC.

                                 
                                 
                                 
                                Ações do documento

                                banner_lateral_SEI.jpg

                                sisu.png

                                sistema academico

                                sistema-academico-tecnico.jpg

                                CPL

                                logo prodic

                                revistas.png

                                egresso-frase.png

                                ouvidoria.png