Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Institucional Gestores Gestores

Gestores

Esta é a logomarca da atual gestão (2014-2018) de nossa Uneal, representada pelo seu Reitor e seu vice-reitor, sua equipe gestora e demais membros da comunidade universitária. É a Gestão Uneal Plural!

Ela representa a riqueza e a diversidade religiosa, cultural, ideológica e política que permeiam os espaços de uma universidade tão plural quanto a nossa. Inevitavelmente isso se reflete no modelo de gestão adotado, envolvendo os diversos olhares e saberes em prol de uma universidade que luta para se fortalecer e continuar cumprindo o seu papel social e político, em especial no interior de Alagoas.

É neste ambiente rico e plural que a Uneal surge e se reinventa sempre, galgando passo-a-passo os caminhos rumo a uma educação de qualidade, crítica e aprendente.

Finalmente, é em sua pluralidade que está a maior força da Uneal. É esta força que movimenta a atual gestão neste momento histórico vivenciado em nossa universidade. E esta logomarca consubstancia um projeto voltado aos anseios de nossa comunidade acadêmica através de uma Gestão Uneal Plural (2014-2018). 

 

Conheça a seguir o atual grupo gestor da Universidade Estadual de Alagoas.

 

183142_247747235363386_567575307_n.jpg

REITOR

 Jairo José Campos da Costa

Doutorando em Letras pela Universidade Estadual de Maringá - UEM, Mestre em Letras pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, licenciado em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Exerceu a função de Secretário Municipal da Educação, da Cultura e dos Desportos do município de Francisco Dantas (RN), entre o período de 2001 a 2003. Exerceu a função de Coordenador do Curso de Letras/CAMPUS V/UNEAL, entre o período de 2004 a 2005. Exerceu a função de diretor do CAMPUS V/UNEAL, entre o período de 2006 a 2010. Exerceu a função de presidente do Conselho Estadual de Educação - CEE de Alagoas, mandato 2014-2016, a partir de 11.02.2014. Atualmente, é professor Assistente de Literatura Brasileira e Teoria da Literatura do Campus Universitário "Zumbi dos Palmares", Campus V da Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL, União dos Palmares (AL), afastado de suas atividades docentes depois de ter assumido a reitoria da Universidade em 14/10/2010, reconduzido em 15/10/2014. É membro efetivo da Academia Maceioense de Letras-AML, ocupando a cadeira Nº. 02, cujo patrono é Graciliano Ramos. Tem experiência na área de Gestão Educacional e na área de Letras, com ênfase em Literatura, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Literatura Brasileira, Teoria da Literatura, Literatura e Cultura. Coordena o Núcleo de Pesquisa em Literatura e Artes Visuais-NUPLAV, cadastrado no CNPq, a partir da contribuição teórica dos estudos de Literatura e Cultura.  

 

VICE-REITOR

Clébio Correia de Araújo

Licenciado em História, Mestre e Doutorando em Educação pela UFAL, é professor Assistente do Curso de História do Campus I da UNEAL, do qual foi Vice Diretor e onde coordena o NEAB – Núcleo de Estudos Afro Brasileiros. Nos anos de 2010 e 2011, atuou como Diretor Acadêmico da Faculdade Raimundo Marinho de Penedo. Pesquisador e militante histórico dos movimentos em defesa da diversidade cultural, ocupou o cargo de Vice Presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural de Maceió entre os anos de 2005 e 2008. É membro do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial e do Conselho Estadual de Educação de Alagoas. Participa, ainda, do Comitê Técnico de Desenvolvido dos Povos Tradicionais de Alagoas e da Comissão Estadual de Educação em Direitos Humanos de Alagoas. Em 2012, foi agraciado pela Câmara de Vereadores de Maceió com a Comenda Dandara, concedida a destacados educadores. Em 2014, o Conselho Estadual de Educação, em reconhecimento à sua militância em defesa da Educação, conferiu-lhe a Comenda do Mérito Educativo. Ainda em 2014, a Academia Arapiraquense de Letras e Artes concedeu-lhe o título de Sócio Honorifico acompanhado da outorga da Comenda Judá Fernandes Lima, por sua relevante contribuição ao desenvolvimento da  arte e cultura. Desde 2010 é imortal da Academia Penedense de Letras, Artes, Ciência e Cultura – APLACC - onde ocupa a cadeira de número 19, cujo patrono é o Dr. José Silvio Barreto de Macedo. 

 

CHEFE DE GABINETE

Odilon Máximo

Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFCE), mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará e cursando doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP), é professor assitente da Universidade Estadual de Alagoas. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: Produção do espaço, industrialização, urbanização, trabalho e reestruturação produtiva.

 

EQUIPE DE PRÓ-REITORES


PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO

Maria Helena de Melo Aragão

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas, graduação em Letras Português/Inglês pela Faculdade de Formação de Professores de Penedo e graduação em Pedagogia Supervisão Escolar de 1º e 2º graus pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió e Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Alagoas. Atualmente é Professora Titular da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), onde exerceu diversos cargos de gestão. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Planejamento Educacional, História da Educação no Brasil , História da Educação em Alagoas e Gestão Universitária, atua principalmente nos seguintes temas: Memória Histórica do Ensino Superior em Alagoas, Políticas Públicas, Democracia e Qualidade Social.

 

PRÓ-REITOR DE DESENVOLVIMENTO HUMANO

 

  Anderson de Almeida Barros

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Alagoas (2007) e mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco (2012). Atualmente é professor e coordenador do curso de ciências contábeis da Universidade Estadual e Alagoas - UNEAL e professor do curso de ciências contábeis da Universidade Federal e Alagoas - UFAL, Membro do Grupo Técnico de Procedimentos Contábeis(GTCON/AL). É líder do Grupo de Pesquisa em Contabilidade Aplicada ao Setor Público (GPCASP) e pesquisador do Programa de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento das Políticas Públicas em Áreas Estratégicas do Estado de Alagoas - PDPP, atuando principalmente nos seguintes temas: Controladoria, Avaliação de Desempenho, Profissional Contábil, Educação Fiscal e Contabilidade Aplicada ao Setor Público.

 

PRÓ-REITOR DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

Cristiano Cezar da Silva

Professor Titular da UNEAL, no Curso de Licenciatura em História - Campus III. Possui Doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, onde defendeu tese junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGL, na Área de Concentração Linguagens e Cultura, através da Linha de Pesquisa Discurso, Sociedade e Cultura. Concluiu Mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Em 2008, esteve como Pesquisador Visitante, no Department of Spanish and Portuguese, em The Ohio State University, nos Estados Unidos, realizando parcela das investigações apresentadas em sua tese. Desde 2012, colabora com o Programa Especial de Formação de Servidores Públicos - PROESP, promovido pela UNEAL, lecionando nos cursos de Licenciatura em História e Licenciatura em Pedagogia. 

 

PRÓ-REITOR DE EXTENSÃO

Rubens Pessoa de Barros

Possui graduação em Ciências com habilitação em Biologia pela Uneal. Mestrado em Agroecossistemas pela Universidade Federal de Sergipe. Doutorando em Proteção de Plantas pelo Centro de Ciências Agrárias- CECA da Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Especialização em Ciências do Ambiente pela PUC-MG e Metodologia do Ensino pela FIA-SP. Professor Titular do Departamento de Ciências Biológicas da UNEAL - Universidade Estadual de Alagoas. Tem experiência na área de Ecologia, Biologia da Conservação e Biodiversidade, atuando principalmente nos seguintes eixos: Ecologia e Biodiversidade, Entomologia, Hortaliças, Etnobiologia, Biologia do Solo. Saúde e Meio Ambiente. Vice-líder do GEMBIO - Grupo de Estudos Ambientais e etnobiológicos

 

rejanePRÓ-REITORA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO

Rejane Viana Alves da Silva

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Alagoas. Possui especialização em Contabilidade e Controladoria Empresarial, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e especialização em Contabilidade pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC – Minas). Foi professora da UFAL (1992-1995). Atualmente, é professora assistente do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Alagoas, desde 1995. Atuou na Controladoria Geral do Estado de Alagoas. Foi vice-diretora (2006-2008) e, depois diretora do Campus I (2008-2010). Tem experiência na área de Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: qualificação, controladoria, concurso público, contabilidade geral e pública, auditoria, consultoria e monografia. 

  

EQUIPE DE ASSESSORES, COORDENADORES E GERENTES

 


ASSESSOR DE GOVERNANÇA E TRANSPARÊNCIA
Leandro Carvalho Souto 
 
 

COORDENADOR JURÍDICO

Jadney Flávio de Melo Aragão

Possui graduação em Direito pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió - CESMAC (1999) e Pós-Graduação em Pedagogia Organizacional e Gestão de Recursos Humanos pela Universidade do Estado de Alagoas. Atualmente é Professor Auxiliar e Coordenador Jurídico da Universidade do Estado de Alagoas - UNEAL, Professor de Direito Constitucional do Instituto de Ensino Superior Santa Cecília-IESC, tendo sido seu Coordenador de Ensino no período de fevereiro de 2014 a junho de 2015, e Advogado. Possui experiência no magistério de disciplinas como Teoria Geral do Estado, Teoria Geral da Constituição e Direito Constitucional. Tem experiência na área de educação, com ênfase em Legislação Educacional. Tem também experiência na área de planejamento e execução de projetos comunitários. 

 

ASSESSOR DE PROJETOS

Marcelo José de Oliveira

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). Possui Especialização em Gestão Pública, pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Cursos de: Elaboração e Monitoramento de Projetos; Gerenciamento de Projetos; Estratégia de Capacitação para o Setor Público; Melhoria da Gerência Pública e Gestão Estratégica de Pessoas e Planos de Carreira todos pela ENAP (Escola Nacional de Administração Pública). Participação em Congressos de Licitações e Contratos Administrativos. Palestrante nas áreas de Licitações e Contratos Públicos. Exerceu a função de Gestor de Materiais da Universidade Estadual de Alagoas (2010 a 2012). Colaborador no Programa Especial de Formação de Servidores Públicos – PROESP. Desde 2012 atua como Presidente da Comissão Permanente de Licitações da Universidade Estadual de Alagoas. 

 

 

GERENTE EXECUTIVO DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO, FINANÇAS E CONTABILIDADE

Deuseni Viana de Souza

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (2006) e especialização em Gestão Pública pela Universidade Federal de Alagoas (2013). Atualmente é Analista Administrativo - Contadora da Universidade Estadual de Alagoas, ocupando a função de Gerente Executiva de Planejamento, Orçamento, Finanças e Contabilidade.

Ações do documento

sisu.png

sistema academico

sistema-academico-tecnico.jpg

BanneRegistro.jpeg

CPL

logo prodic

periodicos.png

lateral_twitter.jpg