Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Pró-Reitorias PROGRAD Políticas e Programas

Políticas e Programas

  • Pesquisador Institucional
  • Comitês Integrados de Curso
  •  Núcleos Docentes Estruturantes
  •  Programa de Apoio à Formação Superior e Licenciaturas Indígenas

O Programa de Apoio à Formação Superior e Licenciaturas Indígenas (Prolind) é uma iniciativa do Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), da Secretaria de Ensino Superior (SESu) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para graduar professores da população indígena.

Em Alagoas, o curso de Licenciatura Indígena de Alagoas, com validade nacional, é ofertado pela Universidade Estadual de Alagoas (CLIND-AL), no Campus III da Uneal, em Palmeira dos Índios, desde 2010. A graduação oferta 80 vagas para professores de origem indígena que não possuem curso de ensino superior. Os graduandos são divididos em quatro turmas cujas formações compreendem as áreas de Pedagogia, Ciências Biológicas, História e Letras.

Estudos cooperados

Os estudos cooperados, pautados nos três pilares de sustentação do fazer acadêmico - o ensino, a pesquisa e a extensão - são estudos complementares que conciliam os conhecimentos adquiridos em sala de aula, ou seja, os conhecimentos teóricos, com as experiências já vivenciadas pelos povos indígenas, considerando a multiplicidade, a interculturalidade e a etnicidade como elementos que coordenam as ações educacionais no país por força do Decreto Presidencial 26/91.

A importância de realizar estes estudos cooperados se dá pela necessidade de oportunizar aos povos indígenas envolvidos no projeto um contato com outra realidade indígena e o a difusão dos conhecimentos teóricos e práticos vivenciados nesse momento.

Mais informações: http://bit.ly/gjia9b

Coordenação:
Coordenadora geral: Iraci Nobre da Silva
Vice-coordenadora: Mary Selma Oliveira Ramalho
Coordenador do curso de História: José Adelson Lopes Peixoto
Coordenadora do curso de Letras: Maria Margarete de Paiva Silva
Coordenador do curso de Ciências Biológicas: João Ferreira da Silva Neto

 

Endereço:

Endereço: Rodovia AL 115, KM 2 - CEP 57601-000 – Palmeira dos Índios, AL

Contato:
Tel.: 82 3421-5691

        82 3421-5687

 

  • Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo

O Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo (Procampo), promovido pelo Ministério da Educação, apoia a implementação de cursos regulares de licenciatura em educação do campo nas instituições públicas de ensino superior de todo o país, voltados especificamente para a formação de educadores para a docência nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio nas escolas rurais.

A Universidade Estadual de Alagoas faz parte do Procampo, por meio do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, com a oferta de 60 vagas para professores que atuam em escolas do campo e não possuem outro curso de nível superior.

As vagas ofertadas são divididas em duas turmas: Licenciatura em Educação do Campo - área de concentração: Línguas, Artes e Literatura (30 vagas); e Licenciatura em Educação do Campo - área de concentração: Ciências da Vida e da Natureza e Matemática (30 vagas).

O curso tem início previsto para o primeiro semestre de 2011 e funcionará às sextas-feiras, períodos tarde e noite, e aos sábados, às manhãs e tardes, no Campus I da Uneal, em Arapiraca. Também será ofertado o módulo tempo-comunidade, sempre na última semana do mês, em unidades de ensino selecionadas pelo colegiado do curso.
Mais informações sobre o Procampo em: http://bit.ly/htcu7r


Coordenação:
Prof. Antônio Barbosa Lúcio

Contato:

Tel.: (82) 3539-6065

 


 

Ações do documento

sisu.png

sistema academico

sistema-academico-tecnico.jpg

BanneRegistro.jpeg

CPL

logo prodic

periodicos.png

lateral_twitter.jpg