Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Convênios Interinstitucionais

A Universidade Estadual de Alagoas mantém convênios com instituições nacionais e internacionais visando promover o desenvolvimento de atividades de pesquisa e inovação, como também de outras atividades acadêmicas e culturais de forma a contribuir para o alcance das metas institucionais estabelecidas no seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Do ponto de vista do aporte financeiro, a Universidade Estadual de Alagoas dispõe do integral apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL).

A Universidade também possui convênio com o CNPq, por meio do Programa de Iniciação Científica – PIBIC, assim como o apoio da CAPES, através de sua inclusão no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID.

Outra importante contribuição a ser agregada a curto prazo é o Polo Agroalimentar, um parte do Parque Tecnológico Social do Estado de Alagoas, que atualmente conta com duas unidades construídas: uma na cidade de Arapiraca, próximo aos Campi I e III, e outra na cidade de Batalha, na região do sertão alagoano, próximo ao campus II. Sua localização estratégica favorece o intercâmbio de pesquisas e de cooperação técnica entre estas instituições. Este Polo conta com equipamentos de última geração e irá fornecer serviços, execução de projetos de pesquisas básicas e desenvolvimento de novos produtos/serviços. O referido Polo fora gestado a partir de proposta institucional submetida à FINEP por esta IES, encontrando-se em fase final de instalação e operacionalização das atividades. O Programa de Pós-Graduação ora proposto poderá contar com toda a sua estrutura física e laboratorial, que certamente servirá como agente potencializador das atividades de pesquisa.

Além das instituições já citadas, a Universidade Estadual de Alagoas mantém convênio com instituições internacionais, a exemplo da cooperação com a Universidade Nova de Lisboa, a Universidade de Ferrara – Itália e com a Universidade de Sevilha – Espanha. Participa, igualmente, do Acordo de Cooperação da Conferência dos Reitores (HRK), via Associação Brasileira das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), em articulação com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF), Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP) e Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (ABRUC).

Ações do documento

bannereduneal.jpg

banner_lateral_SEI.jpg

sisu.png

sistema academico

sistema-academico-tecnico.jpg

CPL

logo prodic

egresso-frase.png

bannereduneal.jpg

ouvidoria.png

lateral_registro_diplomas_externos.jpg