HISTÓRICO DO ProDiC

logo menor.gif.png

Quando observadas assim, a produção dos docentes integrantes na proposta de criação deste mestrado, percebe-se a existência de um diálogo interdisciplinar que converge para os estudos da sociedade e de território. São pesquisas que investigam como o território é usado pelo homem, atentando-se para suas materialidades e para as dinâmicas sociais. Assim, a apreensão das paisagens naturais e humanizadas; o desenvolvimento das forças produtivas como promotoras de transformações culturais e espaciais; o planejamento e organização do espaço do homem; os discursos e ações do Estado enquanto agente de poder e intervenção; os movimentos sociais como quilombolas, indígenas, trabalhadores urbanos e rurais, as expressões culturais, como a literatura. São esses temas e questões que permeiam a proposta em tela, unindo esses interdisciplinares.

Os primeiros cursos de pós-graduação lato senso da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) datam do decênio de 1990, quando ainda constituía a Fundação Universidade Estadual de Alagoas(FUNESA), e sempre se caracterizaram pelo caráter interdisciplinar, reflexo da conjunção dos cursos de graduação ofertados pela instituição, voltada especialmente à formação de professores.

Com o Parecer n.º 100/2006, do Conselho Estadual de Educação que a credenciou a FUNESA como Universidade e determinou uma reestruturação administrativa, realizada pelo Governo do Estado de Alagoas, pela Lei n.º 6.785/2006, de 21 de dezembro de 2006, a instituição passou a investir de forma mais sistemática na pós-graduação lato sensu e na pesquisa, visando a implantação de futuros cursos de mestrado.

Nesse caminhar, a proposta de implantação de um curso de mestrado em “Dinâmicas Territoriais e Cultura”, na Universidade Estadual de Alagoas, reflete a experiência do seu corpo docente no ensino da pós-graduação lato senso, na pesquisa, e no profícuo diálogo trans-interdisciplinar existente entre eles, haja vista as suas áreas de atuação que abrange desde as Ciências Humanas/Sociais às Ciências da Natureza. Nessa direção, as atividades desse grupo coadunam para uma pós-graduação na área interdisciplinar que certamente aprofundará as investigações e consequentemente, as relações existentes entre os núcleos e grupos de pesquisa aos quais os docentes estão vinculados.

periodicos.png

lateral_twitter.jpg