» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2011 Agosto Encontro de Pesquisa Interdisciplinar da Uneal divulga trabalhos científicos de IES de AL
27/07/2011 - 12h45m

A divulgação científica foi o centro de discussões da primeira noite de apresentação de trabalhos no III Encontro de Pesquisa Interdisciplinar da Uneal.

Clau Soares

A divulgação científica foi o centro de discussões da primeira noite de apresentação de trabalhos no III Encontro de Pesquisa Interdisciplinar, promovido pelos estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Alagoas, nesta terça-feira (26), no Campus I, em Arapiraca.

A professora do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Alagoas, Magnólia Rejane Andrade dos Santos, apresentou o trabalho “Agência Ciênciasalagoas: uma experiência de Educomunicação”. O projeto está sendo desenvolvido desde 2007, a princípio com áudios e depois em formato de blog, com financiamento do CNPq. A agência tem como meta a divulgação da ciência produzida em Alagoas e no Nordeste, por meio de notícias, reportagens, entrevistas e perfis.

De acordo com a coordenadora do projeto, a agência compila informações de diversas fontes a fim de subsidiar os leitores sobre as ações que envolvam pesquisa, inovação e tecnologia. “O cidadão tem direito a ser informado sobre o que está sendo produzido, pois os trabalhos são financiados com os impostos pagos por ele”, destacou a docente. O blog disponibiliza também links para livros, artigos e outros trabalhos na área.

A agência está incluída no projeto www.culturadigital.br do governo federal, por meio do endereço www.culturadigital.br/cincialagoas e na rede social Twitter: @cienciaalagoas. As atualizações são feitas pelos estudantes da Ufal, Elayne Pontual, Priscila Anacleto e Hiago Rocha, sob a coordenação da professora Magnólia Rejane dos Santos.

A noite incluiu a apresentação de trabalhos das estudantes do curso de pedagogia da Uneal. A aluna Vanessa Rodrigues Santos apresentou “O princípio da cooperação da Pedagogia de Frenet na Educação Infantil”, Liliana de Oliveira mostrou  “Histórias e Memórias: Um resgate da prática pedagógica dos professores leigos das escolas isoladas de Arapiraca na década de 1950. A professora do Instituto de Ensino Superior Santa Cecília, Maria Rosiane de Lima Costa, expôs o trabalho “Contribuições da Avaliação Institucional para o processo de ensino aprendizagem”.

As atividades do III EPI continuam até sexta-feira (29).