» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2011 Agosto Governo e instituições debatem implantação do Polo Agroalimentar de AL
27/07/2011 - 13h45m

Governo e instituições debatem implantação do Polo Agroalimentar de AL

Governo e instituições debatem implantação do Polo Agroalimentar de AL

Clau Soares

A implantação e gestão do Polo Agroalimentar  Social em Arapiraca e Batalha foram debatidos, nessa quarta-feira (27), em Arapiraca, durante reunião com representantes da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Secretaria de Estado da Agricultura, Universidade Estadual de Alagoas e Universidade Federal de Alagoas.

O encontro foi aberto com a apresentação do projeto feita pelo secretário Eduardo Setton. Setton destacou a importância da iniciativa para as comunidades locais e ainda para pesquisas acadêmicas. Ele abordou a necessidade de o pólo estar em funcionamento em cerca de dois anos. “É importante para que não perdamos os recursos (R$ 12 milhões) disponibilizados pelo Governo do Estado e  Finep”.

O polo vai ofertar serviços de agrometereologia, biotecnologia, apoio aos produtores, certificações, análises físico-químicas e análises microbiológicas, nas áreas de mandiocultura, hortifruticultura e laticínios nas cidades de Arapiraca e Batalha. O projeto conta com a adesão da SECTI, da Secretaria de Estado da Agricultura, Sebrae, ICTAL, entre outros parceiros. A previsão é que esteja em funcionamento em abril de 2012.

O vice-reitor da Uneal, professor Clébio Correia, propôs a realização de um seminário para as comunidades acadêmicas da Ufal, Uneal e Instituto Federal de Alagoas. A proposta foi aceita pelo secretário Eduardo Setton que garantiu a realização do evento. “É preciso que essa iniciativa tenha funcionalidade e que se legitime para buscar mais recursos”, afirmou o vice-reitor. E completou sobre a parceria com outras instituições de ensino: “o desafio da gente é descobrir uma forma para o trabalho conjunto entre as instituições de ensino superior, de forma planejada e formalizada”, destacou Clébio Correia.

A reunião foi solicitada pela deputada federal Célia Rocha (PTB-AL) para que fossem expostos os encaminhamentos sobre a implantação do projeto. “Não desistam dessa região. Não desistam dessa região. Vamos à luta”, afirmou a deputada ao ressaltar a importância dessa ação para as comunidades locais.

A superintendente da Secti e professora da Uneal, Janesmar Cavalcanti, fez um apelos aos docentes presentes. “Vamos nos unir em prol desse projeto”, afirmou.

O diretor do Campus Arapiraca da Ufal, professor Márcio Aurélio Lins, docentes e alunos da instituição também participaram da reunião.