» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2011 Agosto Produtores locais e estudantes participam de Dia de Campo na Uneal
24/08/2011 - 14h34m

Produtores locais e estudantes participam de Dia de Campo na Uneal

Produtores locais e estudantes participam de Dia de Campo na Uneal

O Dia de Campo, promovido pelo Grupo de Estudo de Plantas Forrageiras para o Semiárido, movimentou o Campu II da Universidade Estadual de Alagoas, em Santana do Ipanema, nesta quarta-feira (24). Durante o evento, foram apresentados os trabalhos que estão sendo desenvolvidos pelo grupo de pesquisa e o experimento sobre rendimento de milho e sorgo e a produção de mudas de maniçoba.

O experimento sobre rendimento de milho e de sorgo, coordenado pelo professor Dacio Brito, envolve a plantação de três cultivares de milho e duas cultivares de sorgo. “Os resultados da pesquisa permitirão que os produtores conheçam melhor as variedades de milho e de sorgo indicadas para silagem na região do semiárido alagoano, como por exemplo, rendimento agrícola e qualidade das plantas e da silagem”, explicou o professor Dácio Brito.

Plantas como sorgo e maniçoba são importantes para regiões que possuem déficit hídrico, podendo ser disponibilizadas aos animais diretamente no cocho ou armazenadas na forma de silagem. A silagem permite a oferta de alimentos de qualidade na época de estiagem, quando não existe pasto disponível no campo para o consumo animal.

O trabalho de produção de muda de maniçoba é coordenado pelo professor do Instituto Federal de Alagoas, Gilberto Gouvei. O projeto do docente visa capacitar produtores locais, que receberão as mudas de maniçoba para cultivarem em suas propriedades.

O professor Dácio Brito destacou que é papel da universidade, além de desenvolver novas tecnologias, mostrar aos produtores as atividades que estão acontecendo dentro dos muros da instituição, disponibilizando informações que serão úteis aos criadores de bovinos, caprinos, ovinos e de aves.

Participaram do evento professores e alunos da Uneal e do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), autoridades locais, líderes comunitários e produtores da região. O secretário de Agricultura de Santana do Ipanema, Jorge Tavares, marcou presença no Dia de Campo e destacou a importância da iniciativa para os produtores locais.

Os alunos da universidade, Wilson Cavalacante, Paulo Roberto Junior e Ayrton Soares, organizaram o vento, junto com o professor Dácio Brito.