» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2011 Agosto Professor Rafael Xavier conclui doutorado
09/08/2011 - 14h05m

Professor Rafael Xavier conclui doutorado

A defesa aconteceu no Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Nessa entrevista, ele fala um pouco sobre o assunto.

Professor Rafael Xavier conclui doutorado

O professor Rafael Xavier do Campus I da Universidade Estadual de Alagoas concluiu o curso de doutorado, em julho deste ano, com a tese “Evolução geomorfológica recente da bacia do rio Turvo, Médio Vale do Rio Paraíba do Sul (RJ)". A defesa aconteceu no  Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Nessa entrevista, ele fala um pouco sobre o assunto.

O que o senhor defende na sua tese?
Rafael Xavier:
A bacia do rio Turvo apresenta feições características da evolução geoquímica o que a difere no contexto das bacias vizinhas do Médio Vale do Rio Paraíba do Sul. Assim, o trabalho provou a pouca eficiência dos processos mecânicos (erosivos-deposicionais) no controle da evolução da bacia. Por outro lado, os resultados confirmaram que a bacia do rio Turvo é governada pelos processos geoquímicos, se aproximando do modelo da etchplanação dinâmica.

Por que esse trabalho é importante para a ciência?
Rafael Xavier:A tese em questão provou a heterogeneidade de formas e processos que controlam a evolução de bacias hidrográficas, mostrando que mesmo bacias vizinhas podem ter modelos evolutivos distintos, o que torna difícil a generalização dos mesmos.

Há benefícios locais?

Rafael Xavier:É um estudo de base que gerou conhecimentos físicos-químicos sobre a região podendo subsidiar políticas públicas no ordenamento territorial, principalmente na definição de áreas de risco a deslizamentos e enchentes.

Qual o grupo, núcleo ao qual o seu trabalho pertence na instituição onde concluiu o doutorado?
Rafael Xavier:O trabalho foi desenvolvido no Laboratório de Geo-Hidroecologia (GEOHECO), vinculado ao Departamento de Geografia da UFRJ, sob coordenação da  professora titular  Ana Luiza Coelho Netto.

Como o senhor se sente após terminar esse trabalho?

Rafael Xavier:Sensação de dever cumprido, principalmente por ter contribuído para o avanço do conhecimento sobre modelos evolutivos na região sudeste do Brasil, e, também, feliz por ter tido o privilégio de participar durante 6 anos do melhor Programa de Pós-Graduação em Geografia do Brasil, nível 7 CAPES, o que certamente contribuiu para o meu crescimento profissional.

Como este trabalho vai contribuir com suas aulas da Uneal?

Rafael Xavier:Espero poder trazer a experiência adquirida e incorporar nas minhas aulas, incluindo resultados práticos de pesquisas, estudos de caso, entre outros.
A partir de agora pretendo retomar efetivamente as atividades no HIDROGEO, Núcleo de Pesquisas em Hidrologia e Geomorfologia, no qual eu coordeno, através do desenvolvimento de projetos de pesquisas sobre o território alagoano.