» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2011 março Alunas da Uneal participam de estágio na UFRPE
28/03/2011 - 11h55m

Alunas da Uneal participam de estágio na UFRPE

Pesquisa em etnobotânica

Clau Soares

O estágio no Laboratório de Etnobotânica Aplicada (LEA), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) rendeu experiências valiosas para quatro alunas do curso de Ciências Biológicas, do Campus I da Universidade Estadual de Alagoas.

Durante 11 dias, as estudantes Aline Camila Silva de Oliveira e Leidianne da Silva Pereira, Cirlane Alves Araujo e Evlyn Larisse da Silva Vilar realizaram pesquisas nas cidades do Crato, no Ceará e em Recife. Além disso, o grupo aprendeunovas técnicas da pesquisa etnobotânica e participação de atividades em projetos de iniciação científica, mestrado e doutorado, interagindo com pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

Segundo a professora da Uneal Maria Silene da Silva, a oportunidade para o estágio surgiu por meio dos projetos de pesquisa “Levantamento e análise de plantas medicinais utilizadas popularmente nas comunidades Bálsamo e Vila Capim no município de Arapiraca-AL” e “Etnofarmacologia de Plantas Medicinais utilizadas como antiulcerogênica por comunidades tradicionais de Alagoas”,

Os dois projetos são desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa em Etnobotânica e Etnofarmacologia de Plantas Medicinais da Uneal que contam com o auxílio do Programa de Apoio à Pesquisa e/ou Extensão, edital interno 004/2010 da UNEAL.

“Sem dúvida, foi uma experiência bastante enriquecedora para a nossa formação acadêmica e profissional” afirmaram as alunas.

As atividades do estágio foram acompanhadas pelo professor Ulysses Paulino de Albuquerque, coordenador do LEA – UFRPE.