» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2011 março Dia da Água é celebrado com palestras no Campus III
24/03/2011 - 11h30m

Dia da Água é celebrado com palestras no Campus III

Curso de Geografia participou da organização

Ascom-Uneal

A água no contexto alagoano foi o tema das palestras realizadas no Campus III da Universidade Estadual de Alagoas, em Palmeira dos Índios, terça-feira (22). O evento foi realizado pelos alunos do curso de Geografia, em parceria a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas e a Secretaria Municipal de Palmeira dos Índios.

Dois programas de referência em Alagoas sobre a gestão hídrica foram apresentados e debatidos. O primeiro foi o Programa Água Doce proferido por Sergio Lúcio (SEMARH) que abordou a implantação de unidades de dessalinização e aproveitamento do rejeito para a piscicultura e cultivo da erva-sal para produção de feno que deve alimentar ovinos e caprinos.

O Programa Sombra e Água Viva, coordenado pela professora da Uneal, Josefa Adriana, teve como palestrante Carlos Góes que falou sobre o processo de recuperação de nascentes que vêm sendo desenvolvido em Palmeira dos Índios desde 2010. O Programa é uma iniciativa da Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios (Carpil).

O Sombra e Água Viva já recuperou 35 nascentes em Palmeira dos Índios, com um volume de 151.500 litros/dia de água que abastecem as famílias da zona rural e também contribui com a sustentabilidade sócio-ambiental das comunidades.

O evento contou com participação da professora Josefa Adriana, Rosa de Lima e Denize Pontes, além dos Secretários Municipais de Palmeira dos Índios: Ana Luiza França, Luciano Monteiro e Antônio Oliveira.