» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2011 março Professor da Uneal conclui doutorado na UFPE
22/03/2011 - 11h25m

Professor da Uneal conclui doutorado na UFPE

Conceito 5 na Capes

Ascom-Uneal

O professor da Universidade Estadual de Alagoas, Osvaldo Batista Acioly Maciel, concluiu o curso de doutorado com a tese "A perseverança dos Caixeiros: o mutualismo dos trabalhadores do comércio em Maceió (1879-1917)", na Universidade Federal de Pernambuco, com conceito cinco da CAPES, em fevereiro deste ano.

Em seu trabalho, o novo doutor da Uneal apresenta uma pesquisa na área de História Social do Trabalho, com foco nas primeiras formas de organizações dos trabalhadores no Brasil. No caso pesquisado, foi destacada a história da Sociedade Perseverança e Auxílio dos Caixeiros de Maceió (criada em 1879) e na Sociedade Instrução e Amparo dos Caixeiros de Maceió (1882/1884), que eram destinadas aos trabalhadores do comércio de Maceió.

Segundo Osvaldo Maciel, sua tese faz conexão com a realidade de muitos estudantes da Uneal. “Como grande parte dos discentes de nossa instituição são oriundos das classes baixas (trabalhadores, pequenos agricultores, camponeses), estudar o mundo e as experiências das classes subalternizadas ajuda a entender não só as raízes do presente, mas contribui em uma melhor percepção do quanto nossa sociedade atual é excludente, baseada na exploração da classe trabalhadora, e na acumulação de riqueza nas mãos de poucos”, explica o professor.

Sobre as contribuições do curso para sua vida profissional e pessoal, ele destaca: “Há algum tempo a pesquisa faz parte de minhas obrigações profissionais, mesmo muitas vezes sem ter as condições mínimas condizentes de trabalho, pelo descaso que o governo tem destinado aos pesquisadores nas áreas das ciências humanas e sociais”. E complementa. “Junto com isto, em meu engajamento político, tento privilegiar minhas preocupações na grande fatia da humanidade que produz a riqueza e que não é chamada a mesa para o jantar opulento.”