» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2011 março Professor da Uneal defende tese sobre internato em doutorado
11/03/2011 - 17h35m

Professor da Uneal defende tese sobre internato em doutorado

Novo doutor

Clau Soares

Jeová Santana, professor da Universidade Estadual de Alagoas, concluiu o curso de doutorado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em fevereiro, por meio do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade. Segundo ele, o trabalho poderá servir como fonte de estudo nas áreas da educação e da literatura.

A tese "O modelo internato como modelo educacional segundo a literatura: um estudo sob a perspectiva da Teoria Crítica", defendida no dia 25, tem como objeto autores que foram alunos de colégio interno e depois recontaram essa experiência em diferente suportes literários: romances, memórias e poemas. Nesse caso, foram contemplados os seguintes autores e respectivas obras: Raul Pompéia, O Ateneu; José Lins do Rego, Doidinho; Raquel de Queiroz,  As três Marias; Pedro Nava, Balão cativo, Chão de ferro; Érico Veríssimo, Solo de clarineta; Carlos Drummond de Andrade, Boitempo II.

O professor Jeová Santana comemora a conclusão do doutorado. Para ele, este foi “um momento bastante especial, pois houve muitas barreiras no meio do caminho, as quais foram superadas pelo desejo do aprimoramento profissional, além da paixão pela palavra”. E complementa: “Espero que os próximos professores a adentrar nessa valiosa travessia encontrem nossa Universidade com um quadro acadêmico estável, o qual  lhes permita usufruir o prazo de afastamento para o doutorado em total plenitude”.

“Só me resta agradecer à Universidade Estadual de Alagoas por ter me permitido o usufruto de uma experiência tão singular: o diálogo com outra instituição sob o sol (e a chuva!) de uma das cidades mais ricas em produção cultural no mundo”, conclui o mais novo doutor da Universidade Estadual de Alagoas, Jeová Santana.