» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2011 março Uneal esclarece médias obtidas em avaliação conduzida pelo Sistema Estadual
11/03/2011 - 12h50m

Uneal esclarece médias obtidas em avaliação conduzida pelo Sistema Estadual

Nota de Esclarecimento

Ascom-Uneal

Diante das informações veiculadas nos meios de comunicação sobre as notas obtidas pela Universidade Estadual de Alagoas no Índice Geral dos Cursos (IGC), conduzido pelo Sistema Estadual de Educação, a Uneal esclarece à comunidade acadêmica e à sociedade em geral que, além de os dados referirem-se aos anos de 2008 e 2009, a avaliação não reflete os esforços atuais para consolidação dos avanços da instituição.

O pró-reitor de Graduação da Uneal, Antônio Xavier, esclarece, em nota, que para se obter o IGC, além da nota obtida pelo ENADE (que mede o desempenho dos concluintes), é necessário considerar o Conceito Preliminar de Curso (CPC). “O CPC só se configurará depois da Uneal ter sido avaliada pelo Sistema Estadual e não pelo MEC, como afirmam alguns (somos uma universidade estadual, não federal)”, explica.

Segundo ele, desde que a então Fundação Universidade do Estado de Alagoas (Funesa) se tornou Uneal, somente esse ano será feita a primeira avaliação para o reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos e para o recredenciamento como universidade.

Para que a instituição supere o atual conceito, é fundamental o atendimento de solicitações emergenciais feitas ao governo estadual. “É necessária uma atitude mais empreendedora por parte do Governo do Estado nos seguintes sentidos: concurso para professor efetivo e técnico-administrativos em caráter de urgência, empreendimentos em infraestrutura e uma atenção especial para as relações de trabalho”, afirmou Antônio Xavier.

O pró-reitor esclarece ainda que, desde outubro de 2010, quando o atual grupo assumiu a administração da universidade, várias ações têm sido efetuadas para garantir o direito dos cidadãos ao acesso à educação. “Assumimos a liderança do processo de gestão com a assunção do reitor Jairo José Campos da Costa – avançamos em vários pontos – e estamos predispostos a muito mais, sobretudo, em atender às diversas vozes da comunidade por uma universidade em nível de excelência. Essa é a nossa luta”, concluiu Antônio Xavier.