» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2011 Outubro Alunos da Uneal apresentam trabalhos em congresso internacional
07/10/2011 - 15h05m

Alunos da Uneal apresentam trabalhos em congresso internacional

O Grupo de Pesquisa em Etnobotânica e Etnofarmacologia da UNEAL, Campus I, coordenado pela professora Maria Silene da Silva, apresentou três trabalhos científicos no XX Congresso Italo-Latinoamericano de Etnomedicina - SILAE, realizado em Fortaleza, entre os dias 19 e 22 de setembro.

Durante o evento, foram apresentados, em formato de pôster os trabalhos: “Levantamento Etnobotânico de plantas medicinais utilizadas popularmente no povoado Cangandu, no município de Arapiraca – AL, Nordeste do Brasil” e “Levantamento Etnobotânico de Plantas Medicinais Utilizadas Popularmente em comunidades do município de Arapiraca-AL”, tendo como autoras as bolsistas PIBIC/FAPEAL/UNEAL Aline Camila Silva de Oliveira e Leidianne da Silva Pereira respectivamente. Os trabalhos foram realizados em parceria com o Laboratório de Etnobotânica Aplicada – LEA, da Universidade Federal Rural de Pernambuco -UFRPE

Foi apresentado também, no formato de apresentação oral, o trabalho intitulado “Avaliação da atividade antiulcerogênica do extrato aquoso das folhas de Solanum stipulaceum”, tendo como autora Cirlane Alves Araujo, bolsista PIBIC/CNPq/UNEAL.  A pesquisa foi realizada em parceria com a Universidade Federal de Sergipe, UFRPE, e com a Universidade Federal de Alagoas – Campus Arapiraca.

Prof. Maria Silene da Silva e seus colegas de doutoramento na UNICAMP

Esses trabalhos contaram com o apoio do Edital UNEAL de auxílio à pesquisa 004/ 2010 e são o resultado das pesquisas realizadas durante o período de  vigência das bolsas, que se encerrou em setembro de 2011.

A coordenadora do Grupo de Pesquisa em Etnobotânica e Etnofarmacologia da UNEAL, professora Maria Silene da Silva, relatou a relevância das pesquisas: “A importância da realização deste tipo de pesquisa reside em resgatar o conhecimento popular sobre plantas medicinais de comunidades tradicionais de Alagoas, permitindo o compartilhamento do saber entre as gerações, levando à conservação das espécies, pois indica quais são as plantas mais importantes para a comunidade, as quais podem ser alvo de políticas de conservação".