» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2012 Dezembro Mesmo com a greve, Uneal obteve conquistas em 2012
21/12/2012 - 16h58m

Mesmo com a greve, Uneal obteve conquistas em 2012

Balanço é apresentado por reitor em rede social

O reitor da Universidade Estadual de Alagoas, Jairo José Campos da Costa, divulgou, nesta sexta-feira (21), no seu perfil pessoal no Facebook, uma avaliação do trabalho desenvolvido na instituição durante o ano de 2012.

Apesar da greve, que fará quatro meses em janeiro, o gestor afirmou que o ano está sendo encerrado com conquistas. “Conseguimos a doação de um terreno para a construção do Campus I, no Lago da Perucaba (Arapiraca), projetos de engenharia (estão) em execução na SERVEAL”. Sobre o Campus I, lembrou ainda que “a reforma da atual estrutura do Campus I(Escola Estadual Costa Rêgo), está caminhando com mais rapidez”, disse.

Os campi II – Santana do Ipanema e V- União dos Palmares estão com os projetos de construção da sede própria e da casa de estudantes, respectivamente, finalizados. “Nesses dois casos, só falta a disponibilização dos recursos através do empréstimo do governador. ‘O Diário Oficial já trouxe o detalhamento orçamentário dos 7 milhões (direcionados pelo Governo à Uneal)”, explicou.

A Uneal, em 2012, viu ainda ser criado o Campus VI – Maceió e a oficialização da doação do prédio do antigo Liceu Alagoano para funcionamento da nova unidade. “O campus de Maceió, sediado no antigo Liceu, também está ganhando forma. A doação desse prédio foi um grande ganho para o fortalecimento da Uneal”, afirmou Campos.

O Campus III, em Palmeira dos Índios, recebeu um investimento de R$ 50 mil para a instalação de um laboratório de informática e do sistema de som do auditório. O Campus IV, em São Miguel dos Campos, recebeu laboratório de informática novo e melhorias na biblioteca. “As bibliotecas ganharão livros novos fruto de nossa articulação com a Fapeal”, disse.

O gestor acrescentou ainda que foram publicados, esta semana, no Diário Oficial do Estado, os contratos para aquisição de um microônibus novo, no valor de R$ 130 mil e compra de 40 computadores novos, no valor de R$ 100 mil. Os equipamentos serão distribuídos entre os setores administrativos da Universidade e em laboratórios de informática. A verba investida provém dos recursos próprios da Uneal.

O ano foi encerra com R$ 200 mil de investimento em 20 projetos de pesquisa e extensão. Cada projeto irá receber R$ 10 mil cada projeto para reestruturação de núcleos.

Sobre a greve, o gestor afirmou que aguarda um posicionamento do governo estadual. “Espero que o governo, durante o mês de janeiro possa encaminhar as questões das categorias para que a Uneal volte a funcionar em sua plenitude no início de fevereiro”.