» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2015 Agosto IR: Falha da Seplag no envio da Declaração persiste
24/08/2015 - 19h42m

IR: Falha da Seplag no envio da Declaração persiste

Equipe da secretaria promete resolver situação nos próximos dias.

IR: Falha da Seplag no envio da Declaração persiste

Imagem: Divulgação Google Imagens

O problema verificado com a última Declaração de Imposto de Renda entre servidores públicos, incluindo algunbs lotados na Universidade Estadual de Alagoas continua sem solução por parte da Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão. A situação foi gerada após uma falha praticada no trâmite feito pela Seplag, o que exigiu que uma nova declaração retificadora seja efetuada.

A Pró-reitora de Planejamento e Gestão da Uneal, professora Rejane Viana, explicou, ainda no mês de julho, que, no caso da Universidade, o problema atingiu servidores que atuam, por exemplo, como bolsistas do Programa Especial para Formação de Servidores Públicos (Proesp). À época, a gestora transmitiu a informação dos técnicos da Seplag, de que estavam analisando caso a caso, não apenas os da Uneal.

Ainda de acordo com o pró-reitora, a previsão dada pelos técnicos da secretaria era de que, em menos de dez dias a situação seria resolvida, o que ainda não aconteceu até o fechamento dessa reportagem. Os técnicos da Seplag asseguraram à Propeg que, ainda nesta semana, a situação deverá ser sanada.

ENTENDA
O problema foi gerado porque a Seplag enviou uma primeira declaração correta, mas, em seguida fez uma retificação contendo apenas os recursos extras recebidos de bolsas, como as do Proesp e auxílios, deixando os vencimentos salariais fixos dos servidores com saldo zero. A partir daí, ficaram constando na base de dados da Receita Federal apenas as informações referentes aos citados pagamentos extras.

Alguns servidores da Uneal verificaram o problema ao consultarem a situação do Cadastro de Pessoa Física (CPF) junto à Receita Federal. Para resolver a situação, os técnicos da Seplag enviarão uma nova declaração retificadora, a partir da constatação de erro nas informações até então finalizadas pela RF.

Em caso de dúvidas, a Propeg continua solicitando que os servidores mantenham contato com Juarez Brasil, da Diretoria de Informações e Encargos Sociais da Seplag pelo telefone (82) 3315-1847.