» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2015 Agosto Professores definem ações para implantação de Mestrado na Uneal
31/07/2015 - 11h44m

Professores definem ações para implantação de Mestrado na Uneal

Propostas em Produção ou Biologia vegetal e em Desenvolvimento Territorial e Cultura serão avaliadas

Professores definem ações para implantação de Mestrado na Uneal

Foto: Divulgação

Na tarde desta quarta-feira, 14, aconteceu na Sala dos Conselhos da Universidade Estadual de Alagoas, em Arapiraca, o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Cristiano Cezar, coordenou mais uma reunião entre os professores doutores da instituição, com a finalidade de continuar as discussões para a construção de uma nova proposta de Mestrado.

O Reitor, professor Jairo Campos da Costa, destacou a importância da participação dos professores doutores, ressaltado o compromisso dos novos professores, recém empossados, que responderam às chamadas da Propep, bem como, a dos demais doutores que colaboraram com as propostas anteriores e que permanecem mantendo esforços para aprovação do mestrado. Ressaltou ainda a importância da utilização dos pólos agroalimentares de Arapiraca e Batalha para as atividades de pesquisa e da pós-graduação.

Segundo o Reitor, “os pólos nasceram do esforço de nossos professores pesquisadores, portanto, temos que ocupar esse espaço com as atividades de ensino, extensão e pesquisa da Uneal, bem como, construir parcerias com outras instituições de ensino e com pequenos e médios produtores do agreste e sertão alagoano. As propostas de mestrado tem que observar o desenvolvimento regional e compromissado com o povo alagoano”, disse.

O professor de Geografia, Odilon Máximo, participou do encontro e ressaltou a importância deste momento e da implantação do curso de Mestrado na Uneal. “A aprovação do mestrado contribuirá para o aumento do nosso IGC [Índice Geral de Cursos], por exemplo. Além disso, serviria como estímulo para nossos alunos egressos que terão oportunidade de aprofundar seus conhecimentos. Mesmo com o prazo curto, podemos construir boas propostas e com possibilidade real de aprovação”, explicou.

O dia 15 de agosto ficou estabelecido como prazo final para construção das propostas a ser enviada à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para avaliação. Os participantes definiram que haverá nova reunião na próxima semana e, até lá, pontos específicos serão analisados pelos grupos por e-mail. As propostas serão construídas nas áreas da produção ou biologia vegetal e na área do desenvolvimento territorial e cultura.

Nessas duas áreas existem uma elevada quantidade de professores doutores na Uneal. Portanto, as discussões girarão em torno do desenvolvimento territorial e da cultura, o que irá abranger propostas disciplinares da Geografia, Sociologia, Letras e Administração. A de produção ou biologia vegetal abrigará os doutores de Ciências Biológicas, Zootecnia, Química e Agronomia.

O professor do Campus III, em Palmeira dos Índios, Deyvson Cavalcanti, participou das reuniões e ressaltou o empenho de todos, inclusive dos novos docentes nomeados. “Estamos numa fase de amadurecimento das ideias e propostas. A contribuição e o empenho dos novos professores também é fundamental para este momento”, disse.

Ainda de acordo com o professor Deyvson Cavalcanti, na área produção ou biologia vegetal, por exemplo, as linhas de pesquisa serão a partir de produção vegetal, conservação vegetal e prospecção biológica.