» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2015 Agosto Reitor, gestores da Uneal e equipe da Serveal visitam Campus III
31/07/2015 - 13h00m

Reitor, gestores da Uneal e equipe da Serveal visitam Campus III

Projeto arquitetônico da unidade será apresentado em breve

Reitor, gestores da Uneal e equipe da Serveal visitam Campus III

Gestores da Reitoria, do Campus e equipe da Serveal, durante a reunião.

Nos próximos meses, a equipe dos Serviços de Engenharia do Estado de Alagoas (Serveal) irá apresentar o novo projeto arquitetônico para o Campus III da Universidade Estadual de Alagoas, em Palmeira dos Índios. Na manhã desta quinta-feira, 30, o reitor da Uneal, professor Jairo José Campos da Costa, e parte da equipe de gestores da Reitoria, esteve na unidade com a finalidade de apresentar aos engenheiros e arquitetos as necessidades e dificuldades daquela unidade.

De acordo com o professor de Geografia e ex-Diretor da unidade, Odilon Máximo, a unidade já possui um projeto arquitetônico, porém, para a realidade atual, um novo precisa ser elaborado. O prédio onde funciona o Campus III foi edificado, inicialmente, para abrigar os setores administrativos, núcleos e laboratórios. “Pela necessidade extrema, o espaço foi adaptado para as salas de aulas”, pontuou.

Há cerca de 10 anos, o prédio, ainda sem condições mínimas para funcionamento foi ocupado. “A época, mensalmente, eram pagos pela Uneal por volta de R$ 12 mil de aluguel a escolas particulares do município. Tivemos que tomar a decisão, junto com nossos professores, técnicos temporários e alunos de ocupar um prédio com condições precárias, pois o mesmo não possuía salas para todas as turmas, ausência de laboratórios de Química e Ciências Biológicas, ruídos, iluminação, sem telefonia e acesso à internet. Tínhamos apenas as cadeiras das salas de aula e poucos móveis das secretarias, nada mais”, lembrou.

Um dos passos, para o momento, é buscar verbas junto ao Governo do Estado e parlamentares estaduais e federais. Com recursos próprios, por exemplo, será iniciada, já nos próximos meses, a construção do muro em torno do Campus III. Isso porque, a área em torno está em constante crescimento populacional e a segurança da comunidade acadêmica é sempre uma necessidade.

O Diretor do Campus III, professor Mário Agra, informou que a equipe da Serveal pretende, já nos próximos 30 dias, apresentar a proposta de projeto arquitetônico aos gestores para uma primeira avaliação. “A partir daí poderemos iniciar a construção do muro, o que será feito com recursos próprios da Universidade. Isso porque, a área em torno está em constante crescimento populacional e a segurança da comunidade acadêmica é sempre uma necessidade.

O reitor da Uneal frisou que um dos passos, para o momento, é iniciar as buscas por verbas junto ao Governo do Estado e parlamentares estaduais e federais. Sobre isso, o deputado federal Ronaldo Lessa elaborou uma emenda parlamentar para liberação de R$ 500 mil para construção da Residência Universitária do Campus III. A expectativa é de que nos próximos meses, essa verba deverá ser autorizada pelo Governo Federal.

SOBRE O PROJETO
O Diretor do Campus III frisou que a ideia apresentada aos arquitetos da Serveal é de que o projeto contemple a criação de vários blocos. “Teremos um restaurante universitário, salas adequadas para laboratórios, ginásio poliesportivo, biblioteca, além da Residência que atenderá nossos professores que residem fora da cidade, além dos nossos alunos”, afirmou.

Além disso, o Diretor do Campus III  justificou que, a partir da adesão da Uneal ao Enem, estudantes de outras cidades e até estados deverão integrar a comunidade acadêmica da instituição.