» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2015 Agosto Reitor participa da plenária do Conselho Nacional de Educação
04/08/2015 - 16h44m

Reitor participa da plenária do Conselho Nacional de Educação

Evento acontece até quinta-feira, dia 6, na capital alagoana

Reitor participa da plenária do Conselho Nacional de Educação

Foto: Arquivo pessoal

Ascom Uneal

Com Agência Alagoas

Até a próxima quinta-feira, 6, os planejamentos e rumos para um setor que ainda precisa de muita atenção no Brasil, e também nos estados e municípios, são discutidos na capital alagoana durante a plenária do Conselho Nacional de Educação (CNE). Hoje o Brasil ocupa a 60ª posição no ranking mundial de educação, segundo aponta uma pesquisa divulgada este ano pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

O reitor da Universidade Estadual de Alagoas e presidente do Conselho Estadual de Educação, professor Jairo José Campos da Costa, participou, ao lado de outras autoridades, da abertura ocorrida na segunda-feira e também das discussões iniciadas nesta terça-feira. Ele ressaltou a importância do CNE para reflexões a cerca das transformações da educação em território nacional e em Alagoas.

De acordo com o educador, uma das saídas para solução de problemas sociais é ofertar mais acesso a jovens, ainda excluídos, a educação e com mais qualidade. Além disso, “não dá mais para o MEC [Ministério da Educação] tratar os desiguais como iguais. Até quando Alagoas, por exemplo, será penalizado por essa mania que o MEC tem de não respeitar as singularidades regionais? O slogan do Governo Federal, Pátria Educadora, não permite cortes em educação”, frisou destacando, ainda, que é um paradoxo que precisa se resolvido.

Ainda em seu pronunciamento, o professor Jairo Campos pontuou a precarização dos monitores pelo Estado e a resistência do governo estadual em efetivar os professores concursados da Uneal. Por fim, ele colocou a universidade estadual e também o CEE a serviço e disposição do projeto macro de construção de uma educação de qualidade em Alagoas.

Na abertura do evento, o presidente do CNE, Gilberto Garcia, explicou a finalidade da comissão, que dá continuidade a um ciclo de visitas aos estados nordestinos. “Estamos num amplo diálogo com a comunidade educacional local e regional sobre questões da educação brasileira. O fundamento é a construção do sistema nacional da educação”, apontou Gilberto Garcia.

O Ministério da Educação foi representado, na ocasião, pelo chefe da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, Paulo Nassif, e pela ministra Nilma Lino, dirigente da Secretaria de Política de Promoção da Igualdade Racial.

Em discurso, Paulo Nassif e Nilma Lino fizeram referência a Zumbi dos Palmares. “Tenho uma responsabilidade sobre a luta pela promoção da igualdade racial. Com reconhecimento, justiça e desenvolvimento, assim, democracia, igualdade e equidade caminharão juntas e nós construiremos um país forte. Nós somos fortes e Zumbi dos Palmares nos dá força”, declarou a ministra.

O evento prossegue até quinta-feira nas dependências do Hotel Jatiuca, com a realização de diversas atividades. Veja a programação completa AQUI