» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2015 Agosto Reitoria paga meses atrasados do Programa Alimenta
07/08/2015 - 18h58m

Reitoria paga meses atrasados do Programa Alimenta

No total, pouco mais de R$ 98 mil foram destinados aos estudantes beneficiários

Reitoria paga meses atrasados do Programa Alimenta

A Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão confirmou, na tarde desta quinta-feira, dia 6, a liberação de R$ 98.116 para os 100 estudantes da Universidade Estadual de Alagoas que são beneficiários do Programa Alimenta. O depósito já foi efetuado nas respectivas contas bancárias nesta sexta-feira. O valor repassado para cada beneficiário é referente aos últimos seis meses, perfazendo, em média, R$ 1.200.

O atraso, por mais uma vez, foi motivado por entraves nos trâmites processuais relacionados à liberação do orçamento pelos órgãos do Estado responsáveis pela liberação do mesmo (Gabinete do Governador, Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão e Secretaria de Estado da Fazenda).

No entanto, os recursos destinados ao Programa Alimenta, no valor original de R$ 480 mil, já passaram a ser geridos pela própria Uneal. Com isso, os entraves verificados na primeira etapa serão minimizados. A pró-Reitora de Planejamento e Gestão da Uneal, professora Rejane Viana, explicou que esta etapa do Programa Alimenta encerra-se com o pagamento dessas parcelas em atraso.

Porém, a gestora já antecipou que, para breve, um novo edital será publicado. “Temos a certeza de que esta iniciativa atingiu plenamente as expectativas. O objetivo principal sempre foi o de dar melhores condições alimentares aos nossos estudantes mais carentes”, argumentou a professora Rejane Viana.

O REGIMENTO

O Programa Alimenta é uma iniciativa da Uneal, com base no Artigo 28, Insiso I, do seu Regimento Geral, que prevê assistência aos membros da comunidade, mediante, inclusive, o desenvolvimento de “programas de alimentação e saúde”. A iniciativa tem como objetivo a assistência através de auxílio financeiro mensal, na forma de bolsa, com periodicidade anual, a estudantes com comprovada dificuldade econômica para o provimento de suas necessidades alimentares nos horários em que desenvolvem atividades acadêmicas na Uneal.

O Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep), ligado à Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social, foi responsável pela liberação dos recursos. O programa prevê o pagamento mensal de R$ 200 para despesas com alimentação.