Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2015 Agosto Três anos de Proesp/Uneal: diagnóstico e perspectivas
03/08/2015 - 15h45m

Três anos de Proesp/Uneal: diagnóstico e perspectivas

Coordenadora Geral do programa, professora Ana Lúcia Batista, fala dos avanços com o programa

Três anos de Proesp/Uneal: diagnóstico e perspectivas

Foto: Divulgação Proesp/Uneal

Próximo de completar três anos, o Programa Especial para Formação de Servidores Públicos tem à frente da equipe a professora Ana Lúcia dos Santos Silva Batista, do curso de Letras do Campus I, desde a sua implantção na Universidade Estadual de Alagoas. Na entrevista, a gestora fala da importância do Proesp para a Uneal, para os mais de mil alunos matriculados e os cerca de 50 municípios conveniados.

Coordenadora, o que representa o Proesp para a Universidade Estadual de Alagoas?
Uma grande oportunidade para ratificar o seu papel social na consecução de um diálogo positivo com a sociedade alagoana, contribuindo para melhoria significativa dos índices sociais e também na criação de oportunidades diversas de desenvolvimento pessoal e profissional a partir dos diversos campos do saber.

Em que o Programa se assemelha às versões do PGP e quais as principais diferenças?
Apesar de ser também um Programa Especial, como os anteriores, o Proesp apresenta diferenças significativas com o antigo PGP, a começar pela correspondência dos planos de curso com os cursos regulares, a inserção de todas as categorias de servidores municipais como alunos (e não somente os servidores da educação), a participação prioritária do pessoal efetivo da instituição (servidores técnicos e docentes), a implantação de uma política de bolsas, o pagamento proporcional aos docentes envolvidos respeitando a titulação de Especialista, Mestre e Doutor, a participação dos alunos da Uneal no programa através do estágio remunerado e por fim, a gestão autóctone dos processos administrativos e financeiros através do Siafem [Sistema Financeiro do Estado].

Qual o impacto social de um Programa como este?
A existência do Proesp endossa a importância estratégica da Uneal na formação e qualificação profissional, especialmente no interior do Estado de Alagoas. O Programa possui mais de 1.100 alunos matriculados em cursos de licenciatura de bacharelado. São 1.100 servidores públicos municipais e estaduais que estão sendo graduados para melhor atender às demandas da população nos seus respectivos municípios e repartições.

Como tem sido a relação com os municípios parceiros?
A maioria dos entes conveniados tem cumprido a sua contrapartida junto ao Programa, contudo temos encontrado dificuldades em solucionar alguns impasses com certos municípios inadimplentes, o que tem nos trazido algumas preocupações, que certamente deverão evoluir para soluções que transcendem o âmbito administrativo.

A gestão administrativa e financeira do Programa está sob a responsabilidade da própria Uneal, diferentemente das experiências anteriores. O que mudou com isso?
Este foi e está sendo um dos maiores desafios do Programa, visto que, apesar de tornar a gestão mais complexa, permite, contudo, uma maior transparência no trato dos recursos públicos, hoje administrados exclusivamente via Sistema Financeiro do Estado (Siafem).

O que podemos esperar ainda do Proesp?
Estamos agora numa fase em que os cursos serão avaliados pelo Conselho Estadual de Educação, a fim de que o reconhecimento de todos os cursos seja efetivado. Também estaremos nos próximos dias abrindo mais um processo seletivo para professores do quadro efetivo, que a partir de então poderão adentrar ao Programa. Ao todo, cabe salientar, já foram realizados dois processos seletivos para professores efetivos, quatro para técnicos-administrativos, dois para estagiários (alunos da Uneal) e um para professores contratados, para preencher as vagas ociosas, não preenchidas pelos efetivos. 

Ações do documento

bannereduneal.jpg

banner_lateral_SEI.jpg

sisu.png

sistema academico

sistema-academico-tecnico.jpg

CPL

logo prodic

revistas.png

egresso-frase.png

bannereduneal.jpg

ouvidoria.png

lateral_registro_diplomas_externos.jpg