» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2015 Agosto Uneal concede títulos Doutor Honoris Causa nesta quinta, 20, em Arapiraca
19/08/2015 - 16h05m

Uneal concede títulos Doutor Honoris Causa nesta quinta, 20, em Arapiraca

Pela primeira vez, instituição homenageia notáveis alagoanos; 10 nomes foram escolhidos

Uneal concede títulos Doutor Honoris Causa nesta quinta, 20, em Arapiraca

A noite desta quinta-feira, dia 20, será, para a comunidade acadêmica da Universidade Estadual de Alagoas e a sociedade em geral, de homenagens a dez personalidades alagoanas. Os notáveis serão agraciados com o título de Doutor Honoris Causa. A solenidade está programada para acontecer no Auditório Dona Bezinha, no Campus I, em Arapiraca, a partir das 19 horas.

Trata-se da primeira vez que a Uneal concederá um dos mais renomados títulos de honra. Esse título é dado para determinada pessoa, mesmo que ela não tenha um curso universitário, mas se destaca em áreas como as artes, letras ou promove a paz, por exemplo. A partir de então, o agraciado passa a ter o mesmo tratamento e desfrutar dos mesmos privilégios, como se tivesse feito um Doutorado acadêmico convencional.

A concessão dos títulos e os nomes dos homenageados foram aprovados pelos membros do Conselho Superior da instituição ainda em 2014. De acordo com o reitor da Uneal, professor Jairo José Campos da Costa, a partir da entrega dos títulos, a instituição passará a ter mais prestígio nos âmbitos acadêmico, social e cultural não apenas de Alagoas, mas do Brasil.

O reitor da Uneal está na expectativa pelo evento. “Vamos homenagear dez grandes personalidades alagoanas cuja consagração ultrapassa o Estado onde nasceram. São pessoas que marcaram a história de Alagoas, do Brasil”, afirmou.

OS HOMENAGEADOS

Notáveis como do jornalista e escritor José Marques de Melo, do primeiro presidente da Federação Nacional dos Jornalistas, Audálio Dantas; da antropóloga Luitgarde Cavalcante; Moacir Palmeira, Moacir Sant’Ana, do advogado Marcello Lavenère - um dos autores da denúncia que levou ao impeachment do ex-presidente e atual senador Fernando Collor de Mello; do ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Hermann Assis Baêta; do poeta José Geraldo Marques; o jornalista, tradutor, poeta, romancista, antropólogo, etnólogo e historiador alagoano Dirceu Acioli Lindoso e o professor Douglas Apratto serão os homenageados.