» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2015 Julho IR: Falha em declaração retificadora será resolvida pela Seplag
07/07/2015 - 18h49m

IR: Falha em declaração retificadora será resolvida pela Seplag

Vencimentos salariais fixos de servidores ficaram com saldo zero junto à Receita Federal.

IR: Falha em declaração retificadora será resolvida pela Seplag

Imagem: Divulgação Google Imagens

A última Declaração de Imposto de Renda vem causando transtornos para alguns servidores públicos estaduais, inclusive os lotados na Universidade Estadual de Alagoas. Isso porque, uma falha ocorrida no trâmite feito pela Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão (Seplag), exige que uma nova declaração retificadora seja efetuada.

A Pró-reitora de Planejamento e Gestão da Uneal, professora Rejane Viana, explica que, no caso da Universidade, o problema atingiu servidores que atuam, por exemplo, como bolsistas do Programa Especial para Formação de Servidores Públicos (Proesp). “A Seplag está analisando caso a caso, não apenas os da Uneal. A previsão dada pelos técnicos da secretaria é de que, até a próxima terça-feira, a situação seja resolvida”, explicou a gestora.

O problema foi gerado porque a Seplag enviou uma primeira declaração correta, mas, em seguida fez uma retificação contendo apenas os recursos extras recebidos de bolsas, como as do Proesp e auxílios, deixando os vencimentos salariais fixos dos servidores com saldo zero. A partir daí, ficaram constando na base de dados da Receita Federal apenas as informações referentes aos citados pagamentos extras.

Alguns servidores da Uneal verificaram o problema ao consultarem a situação do Cadastro de Pessoa Física (CPF) junto à Receita Federal. Para resolver a situação, os técnicos da Seplag enviarão uma nova declaração retificadora, a partir da constatação de erro nas informações até então finalizadas pela RF.

Em caso de dúvidas, a Propeg solicita que os servidores mantenham contato com Juarez Brasil, da Diretoria de Informações e Encargos Sociais da Seplag pelo telefone (82) 3315-1847.