» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2015 Julho Proext lança concurso fotográfico “Luz, Câmera, Práxis!”
15/06/2015 - 14h05m

Proext lança concurso fotográfico “Luz, Câmera, Práxis!”

Foto vencedora ilustrará capa da Revista de Extensão da uneal; edital está disponível.

Proext lança concurso fotográfico “Luz, Câmera, Práxis!”

Foto: Ilustração/Google Images

A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Alagoas, em parceria com a Assessoria de Comunicação institucional, lançaram o Concurso Fotográfico “Luz, Câmera, Práxis!”, de natureza cultural. A iniciativa é aberta a toda a comunidade da Uneal, sendo que seus participantes concorrem em igualdade de condições, sejam eles professorees, servidores ou estudantes.

O concurso tem por finalidade principal estimular diferentes percepções visuais e a produção imagética sobre a luz, garantindo a apreciação e a divulgação da fotografia como expressão artística da comunidade acadêmica da Uneal. As inscrições já começaram e podem ser feitas até o dia 12 de julho, pelo e-mail concursofotografico.uneal@gmail.com.

O tema dos trabalhos “Luz, Câmera, Práxis”, alinha-se com o esforço global de conscientização promovido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz e das Tecnologias Baseadas em Luz.

De acordo com o Edital, já publicado na página da Uneal, as fotos deverão, mostrar e/ou ilustrar a luz e os fenômenos óticos em seus variados aspectos, desde a sua beleza como fonte de energia natural, até o seu uso como metáfora da realidade humana. Fotos que não estejam em diálogo com o tema proposto serão desconsideradas.

A seleção das fotos levará em consideração critérios estéticos da imagem produzida, composição, cores, corte e a mensagem transmitida pelo fotógrafo. O regulamento rege também que cada fotógrafo poderá participar com apenas uma foto. O trabalho deve ser apresentado em arquivo digital, no formato JPG, na posição vertical (formato “retrato”), com resolução mínima de 300 dpi e tamanho de arquivo de pelo menos 1.500 Kb (1,5Mb), preto e branco ou em cores.

Cada concorrente enviará a sua foto através do e-mail concursofotografico.uneal@gmail.com, com o assunto: “Luz, Câmera, Práxis!”, o arquivo digital em anexo e os seguintes dados no corpo da mensagem: Nome da foto, data da foto, nome completo do autor, cidade, e-mail, função na Uneal e curso e período, caso seja estudante.

Os trabalhos serão avaliados até o dia 12 de agosto por um corpo de jurados formado por membros ad hoc, de renomes nacional e internacional, que elegerá os cinco melhores, não cabendo recurso contra sua decisão.

O corpo de jurados será composto pelos seguintes membros: Matthew Shirts, Editor de projetos especiais da revista National Geographic Brasil; Caco de Paula, Diretor e publisher das multiplataformas Planeta Sustentável e Educar para crescer, do Grupo Abril; Mônica Nunes, Editora e Gerente de conteúdo da multiplataforma Planeta Sustentável, do Grupo Abril; Gabriela Allegro, Editora de narrativas interativas do jornal O Globo e José Inácio Vieira de Melo, Jornalista, escritor e poeta, autor de Códigos do Silêncio, Decifração de Abismos, A Terceira Romaria, A Infância do Centauro, Roseiral, Pedra só e O Galope de Ulisses.

RESULTADO
O resultado do concurso será divulgado no site da Universidade Estadual de Alagoas, www.uneal.edu.br. Os selecionados serão contatados via e-mail concursofotografico.uneal@gmail.com até o dia 15 de agosto. Os cinco trabalhos selecionados, além de receberem certificados de premiação, serão publicados na RevExt – Revista de Extensão da Uneal, com lançamento previsto para novembro de 2015. Dentre os cinco, será escolhida a fotografia que ilustrará a capa da publicação.

Leia o Regulamento AQUI.