» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2015 Julho Propeg esclarece sobre atraso no pagamento do Programa Alimenta
08/07/2015 - 15h40m

Propeg esclarece sobre atraso no pagamento do Programa Alimenta

Universidade aguarda autorização do Governo do Estado

Propeg esclarece sobre atraso no pagamento do Programa Alimenta

Foto: Ilustração/Google Imagens

Por mais uma vez, os universitários assistidos pela Bolsa Alimenta estão com a liberação dos recursos mensais em atraso. A situação decorre do fato de o Governo do Estado ainda não ter publicado no Diário Oficial a autorização para liberação do orçamento destinado ao pagamento das bolsas.

A Pró-reitora de Planejamento e Gestão da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), professora Rejane Viana, diz que os recursos estão assegurados em conta específica aberta pela instituição desde o final de 2014. “Precisamos ter o orçamento aprovado pelo governador Renan Filho para efetuarmos os respectivos pagamentos. Continuamos mantendo gestões junto à Seplag [Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão] para que o quanto antes possamos honrar esses pagamentos”, frisou.

O Programa Alimenta é uma iniciativa da Uneal, com base no Artigo 28, Inciso I, do seu Regimento Geral, que prevê assistência aos membros da comunidade, mediante, inclusive, o desenvolvimento de “programas de alimentação e saúde”. Tem como objetivo a assistência através de auxílio financeiro mensal, na forma de bolsa, com periodicidade anual, a estudantes com comprovada dificuldade econômica para o provimento de suas necessidades alimentares nos horários em que desenvolvem atividades acadêmicas na Uneal.

O Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep), ligado à Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social, é responsável pela liberação dos recursos. O programa prevê o pagamento mensal de R$ 200 aos estudantes cadastrados, que será realizado pela Uneal, assim que a Seplag resolver a questão orçamentária.

NOVO EDITAL
A equipe da Pró-Reirotia de Graduação (Prograd) já iniciou os trabalhos para elaboração de um novo edital para seleção de estudantes interessados em receber a bolsa do Programa Alimenta para o período 2015/2016. Em breve, o documento será publicado e divulgado pela instituição.