» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2015 Julho Propep finaliza projeto de Dinter com a Estadual de Maringá
03/07/2015 - 11h10m

Propep finaliza projeto de Dinter com a Estadual de Maringá

Proposta visa capacitar docentes da Uneal.

Propep finaliza projeto de Dinter com a Estadual de Maringá

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Alagoas (Propep/Uneal), Cristiano Cezar Gomes da Silva, finalizou o projeto de Doutorado Interinstitucional (Dinter), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Letras (PLE), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), nesta quinta-feira (2), em Maringá, no Estado do Paraná. Os trabalhos foram iniciados há quatro meses.

Em reunião com o reitor da UEM, Mauro Luciano Baesso e o vice-reitor, Júlio César Damasceno, o pró-reitor Cristiano Cezar obteve a autorização para o encaminhamento do projeto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Segundo o pró-reitor Cristiano Cezar, após o mapeamento do perfil do corpo docente da instituição alagoana e objetivando uma política de aprimorar a qualificação de seus professores, a área de Letras foi considerada como uma das prioridades estratégicas pela pró-reitoria.

O programa possui duas áreas de concentração – Estudos da Linguagem e Estudos Literários – que contemplam a pluralidade do perfil do corpo docente da Uneal na área de Letras. Serão ofertadas 15 vagas para os professores efetivos da Uneal, das quais oito são para a área de Estudos da Linguagem e sete para Estudos Literários.

O projeto do Dinter, cuja coordenação ficará sob a coordenação do professor Juliano Desiderato Antonio, ainda contou com a colaboração da professora Marisa Corrêa Silva em sua elaboração. Também participaram da reunião, os professores Pedro Luís Navarro Barbosa, coordenador do PLE/UEM e Márcio Roberto do Prado.

O Dinter terá o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa em A|lagoas (Fapeal) para custeio das despesas com deslocamento e hospedagem dos professores da UEM, em missão na Uneal, e dos futuros doutorandos que assistirão aulas e participarão de atividades no campus da UEM, em Maringá.

A proposta segue agora para a avaliação da CAPES, em Brasília. Após a autorização, a seleção dos candidatos será realizada em novembro deste ano e as aulas iniciadas no primeiro semestre de 2016.

O pró-reitor da Uneal agradeceu aos integrantes da Propep e da reitoria da instituição pelo suporte para a concretização da parceria com a UEM.