» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2015 Julho Reitor da Uneal recebe deputado estadual Rodrigo Cunha em Arapiraca
23/07/2015 - 17h35m

Reitor da Uneal recebe deputado estadual Rodrigo Cunha em Arapiraca

Representantes da comunidade acadêmica também participaram do encontro

Reitor da Uneal recebe deputado estadual Rodrigo Cunha em Arapiraca

Clau Soares

O reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), professor Jairo José Campos da Costa, recebeu, na manhã desta quinta-feira (23), na Reitoria da instituição, em Arapiraca, o deputado estadual Rodrigo Cunha (PSDB). A reunião foi solicitada pelo parlamentar a fim de conhecer as demandas da instituição. Pró-reitores, professores, um técnico-administrativo e um estudante participaram do encontro.

A falta de docentes e a evasão dos técnico-administrativos, que têm buscado outras oportunidades no mercado de trabalho, foram apontados pelo gestor universitário como os principais pleitos enfrentados, neste momento. Campos repassou ainda informações do último concurso para professores efetivos que, até o momento, nomeou somente 36 dos quais apenas 32 assumiram. A carência é de, no mínimo, mais 68 docentes.

O custeio de R$ 252 mil mensais foi outro ponto abordado. “Nosso custeio é muito pouco”, enfatizou o reitor. A aprovação do Plano de Cargos e Carreiras dos servidores da instituição, bem como a implantação do programa de pós-graduação foram destacados na reunião pelos pró-reitores de Desenvolvimento Humano, Wellyngton Chaves, e Pesquisa e Pós-Graduação, Cristiano Cesar Gomes da Silva, respectivamente.

Após ouvir os relatos, o deputado Rodrigo Cunha colocou-se à disposição para encontrar soluções para os problemas expostos. Ele falou sobre o trabalho na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) e das iniciativas para aproximar a atividade política do Legislativo da sociedade. Cunha ressaltou que será “uma voz ativa” em defesa da Uneal na ALE.

Estiveram presentes ainda o coordenador do curso de Direito, Carlos Aprato; a diretora do Campus I, professora Maria do Carmo Duarte de Freitas; a docente Inalda Duarte; a pró-reitora de Planejamento e Gestão, Rejane Viana e o pró-reitor de Extensão Reinaldo Souza e o estudante Rogério Araújo.

Reunião com sindicatos
Ficou acordado que Rodrigo Cunha irá se reunir, na próxima terça-feira (28), às 17h, na ALE, em Maceió, com representantes dos sindicatos de docentes e de técnicos da Uneal e ainda da categoria estudantil, para encaminhar ações que visem sanar as demandas da Universidade.