Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2015 Maio Alunos do Procampo participam de novas atividades extraclasse
22/05/2015 - 15h35m

Alunos do Procampo participam de novas atividades extraclasse

Aulas aconteceram em Maceió e Marechal Deodoro.

Alunos do Procampo participam de novas atividades extraclasse

Fotos: Cortesia equipe Procampo/Uneal

Professores e alunos da área de Ciências do Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo (Procampo/Uneal) visitaram, no último dia 14, as dependências da Usina Ciência da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), instalada em Maceió, e também a área de manguezal localizada na Praia do Saco, em Marechal Deodoro, litoral Sul de Alagoas.

A Usina Ciência da Ufal é um espaço de divulgação científica e funciona como apoio pedagógico ao ensino das ciências, no caso a Física. Proporcionar aos alunos do Procampo do Curso de Ciências da Vida, Natureza e Matemática o contato com novas experiências pedagógicas possibilita, além da dinamização da aprendizagem do conteúdo estudado em sala, o contanto com novas metodologias de ensino, que poderão ser utilizadas pelos alunos, em suas trajetórias profissionais, alguns deles já atuam como professores nas escolas do campo.

A aula não só atingiu os objetivos previstos, como agradou ao alunos, que relataram em diversos momentos a satisfação em participar da atividade, inclusive a intenção de tentar reproduzir as experiências estudadas. A atividade foi proposta pela professora do Procampo/Uneal, Jucinete Pereira.

SEGUNDO MOMENTO


A segunda atividade fez parte do planejamento de aulas práticas da disciplina de Anatomia e Morfologia Vegetal, ministrada pela Mestre em Ecologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Janice Gomes Cavalcante. Segundo a professora, “as aulas práticas, como recurso metodológico, são indiscutivelmente importantes na construção de um saber significativo e em se tratando das Ciências da Natureza, esta premissa torna-se ainda mais relevante”, frisou.

O foco da atividade foi a observação das principais características morfo-anatômicas do Bioma de Manguezal nesta região de Alagoas, além de discutir a ação antrópica e o atual estagio de degradação em que se encontram algumas áreas de mangue naquela localidade.

Para a professora, que sugeriu a atividade, “ainda que aconteça de modo coletivo, a experimentação permite que a associação entre teoria e prática se dê de forma muito intima e particular. Assim, está em contato com o objeto de estudo e aprendizado permite aos alunos uma ampliação sistêmica de sua capacidade de absorver o conteúdo, observando seus detalhes e variações e o mais importante, despertando seu real interesse pela disciplina”, ponderou.  

Ações do documento

bannereduneal.jpg

banner_lateral_SEI.jpg

sisu.png

sistema academico

sistema-academico-tecnico.jpg

CPL

logo prodic

revistas.png

egresso-frase.png

bannereduneal.jpg

ouvidoria.png

lateral_registro_diplomas_externos.jpg