» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2015 Maio CNPq e Fapeal ofertam 44 vagas para a Uneal no PIBIC-Jr
20/05/2015 - 12h45m

CNPq e Fapeal ofertam 44 vagas para a Uneal no PIBIC-Jr

Edital foi publicado nesta quarta-feira (20)

CNPq e Fapeal ofertam 44 vagas para a Uneal no PIBIC-Jr

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propep) da Universidade Estadual de Alagoas publicou, nesta quarta-feira, 20, edital para submissão de projetos voltados para o Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (PIBIC Jr). No total, 44 vagas são destinadas à Uneal.

O PIBIC Jr pretende despertar, por meio do Edital FAPEAL/CNPq 2015-2016, a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do ensino médio e profissionalizante, na Rede de Ensino Público Estadual e Federal de Alagoas, mediante a concessão de bolsas, no intuito de promover a participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica, orientadas por pesquisadores qualificados, das Instituições de Ensino Superior do Estado de Alagoas.

No âmbito do Programa de bolsas CNPq-Fapeal, a cota CNPq contemplará bolsas de Iniciação Científica Júnior, no valor mensal de R$ 100 por aluno bolsista, com duração de 12 meses, não podendo ultrapassar o tempo regular do curso e que estejam regularmente matriculados no ensino médio ou profissionalizante, na Rede de Ensino Público Estadual ou Federal de Alagoas. Os orientadores receberão taxas de bancada no valor unitário de R$ 500, pagas anualmente, durante as quatro chamadas de 12 meses, cada.

Os projetos de pesquisa dos professores da Uneal deverão ser encaminhadas exclusivamente à Fapeal, por meio do seu Sistema de Gerenciamento Eletrônico (SIGFAP), via internet, disponível no endereço eletrônico sigfap.fapeal.br, até às 13h59min, do dia 15 de junho, data e horário limite estabelecidos no Cronograma do Regulamento da fundação.

Serão apoiados projetos que versem sobre todas as áreas de conhecimento. Informações adicionais informações deverão ser solicitadas através do e-mail bolsas@fapeal.br.

A Propep explica que, segundo a Fapeal, os pesquisadores interessados em ser orientadores desses alunos devem procurar as escolas e selecionar os bolsistas, segundo os critérios constantes no Edital. Tanto os orientadores quanto os bolsistas devem atentar para os critérios estabelecidos no documento.

Baixe o edital clicando AQUI.