» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2015 Maio Estudante de História lança seu primeiro livro no Campus I
12/05/2015 - 22h52m

Estudante de História lança seu primeiro livro no Campus I

Drama de ficção Um Dia de Outono retrata procuras num mundo solitário

Estudante de História lança seu primeiro livro no Campus I

Carlos Alberto Jr.

O estudante do 7º período do curso de História no Campus I da Universidade Estadual de Alagoas, José Aparecido da Silva Rocha, vai apresentar à comunidade acadêmica sua produção literária, intitulada “Um Dia de Outono”. O evento acontece nesta quarta-feira, dia 13, às 19 horas no Auditório Dona Bezinha.

Já na reta final da graduação, o escritor e também proprietário de uma das poucas livrarias em funcionamento na cidade de Arapiraca, conseguiu finalizar a ficção literária que tem 144 páginas e foi publicado pela Editora Soares. A obra, escrita ao longo de cinco meses, traz o desespero de um homem comum que faz uma reflexão sobre sua própria vida diante de uma sociedade em busca de realização financeira.

Nesta obra, José Aparecido, que tem 26 anos, procura levar o leitor à análise do seu papel como sujeito diante de tantas pessoas que se perdem no meio da multidão, explorando causas e consequências na vida mal resolvida do personagem.

A essência da obra
O livro “Um Dia de Outono” revela a vida de Júlio Ranzio, personagem que deixou a vida tranquila do interior e rumo à capital, com a finalidade de conseguir dinheiro para o tratamento médico do pai. Na despedida, prometeu para Ana, sua namorada, que voltaria em poucos meses, mas após chegar na capital, seu pai falece, deixando-o desesperado.

Sem dinheiro para voltar, ao menos para o velório, Júlio não supera esta perda e decide continuar a vida na capital. Para tanto, abandona Ana no esquecimento junto com todos os sonhos que tinha.

Após 10 anos morando capital, Júlio está rodeado de mentiras em um mundo solitário e vazio que ele mesmo construiu. Ao parar pra refletir sobre sua vida, em Um dia de Outono, Júlio sai pela cidade conversando com pessoas que têm histórias de dor e sofrimento. A cada diálogo, Júlio Ranzio aprende sobre o outro e, ao chegar o fim do dia, ele toma uma decisão que poderá mudar o rumo de sua vida, ou não.

A obra “Um Dia de Outono” foi lançada oficialmente no dia sete de março passado na Casa da Cultura de Arapiraca e, pela primeira vez, será apresentada à comunidade acadêmica do Campus I.