» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2015 Maio Graduando da Uneal lança livro com versos em cordel
23/04/2015 - 12h15m

Graduando da Uneal lança livro com versos em cordel

Obra foi publicada pela Editora Viva, com apoio da universidade

Graduando da Uneal lança livro com versos em cordel

Foto: Waldson Costa/G1 AL (Cortesia)

Clau Soares

O estudante do curso de Letras: Português do Campus V da Universidade Estadual de Alagoas, Cícero Manoel de Lima Alves, lançou, este mês, a obra “Versos de um cordelista”, publicada pela Editora Viva. O livro recebeu financiamento da Uneal, por meio do programa de auxílio- estudante, previsto no orçamento da instituição.

Com 24 anos de idade, Cícero Manoel estuda, leciona e se dedica à literatura. Este é o primeiro livro que publica. Ele lembra que, desde os dez anos de idade, escreve, mas somente aos 16, descobriu a literatura de cordel. Desde então, apaixonou-se pelo gênero e tem investido para se aperfeiçoar nos versos.

A vida no interior, o sertão, os “causos” permeiam a obra do jovem escritor. A paixão pela manifestação artística típica do Nordeste é revelada também por meio da sua poesia:

O Cordel é uma arte
Que muito me contagia,
Desta arte faço parte
Com prazer e alegria,
Comecei de menininho
Aprendi fazer sozinho

A ideia de reunir as rimas em um livro surgiu durante a apresentação de um seminário para a disciplina Teoria da Literatura I, ministrada pelo reitor e professor Jairo Campos. “Eu tento manter viva a literatura de cordel que está cada vez mais extinta. Tento resgatar essa cultura e não deixá-la morrer”, lembra o poeta.

O reitor Jairo Campos destacou o perfil multifacetado de Cícero Manoel e seu talento literário. Além de escrever os cordéis, o escritor desenhou as xilogravuras que ilustram a publicação, e participou de todas as fases do projeto, da edição até a divulgação do trabalho. “No mundo de hoje, com tantos jovens desinteressados pela arte, pessoas sensíveis, com capacidade criadora, empreendedoras, merecem ser reconhecidas”, disse Campos.

A publicação do livro só foi possível graças às políticas institucionais que incentivam a comunicação acadêmica a divulgar suas iniciativas. No caso do Cícero Manoel, o auxílio-estudante financiou a concretização do sonho do estudante. “Este é mais um livro de graduando da Uneal que tem esse financiamento. ‘As dificuldades são grandes, mas o apoio cultural faz toda a diferença para a nossa Universidade”, explicou Campos.

O livro “Versos de um cordelista” pode ser adquirido a R$ 20, no Campus V da Uneal, em União dos Palmares, com o próprio autor.