» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2015 Maio Parceria trará Mestrado e Doutorado para professores de Geografia da Uneal
13/05/2015 - 21h00m

Parceria trará Mestrado e Doutorado para professores de Geografia da Uneal

Cursos começarão em 2016 após parceria com a UFS

Parceria trará Mestrado e Doutorado para professores de Geografia da Uneal

Carlos Alberto Jr.

As universidades Estadual de Alagoas (Uneal) e Federal de Sergipe (UFS) iniciaram, nesta quarta-feira (13), as negociações para a implantação dos cursos de Mestrado e Doutorado na área de Geografia. A ideia é que a iniciativa beneficie os professores da instituição alagoana já a partir de 2016.

De acordo com o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uneal (Propep), professor Cristiano Cezar, a proposta é ofertar oito vagas para Doutorado e a mesma quantidade para Mestrado. Se a parceria ocorrer conforme o esperado pelas instituições, serão quatro vagas já para 2016 e a mesma quantidade para 2017.

Para o pró-reitor, a iniciativa será muito importante para a Uneal. “Por meio dela haverá possibilidade de inserção dos nossos professores da Uneal nos programas de Mestrado e Doutorado da Universidade Federal de Sergipe em termos de cooperação. Se tudo der certo, a seleção ocorrerá em outubro deste ano”, disse.

A parceria entre as duas instituições começou em março passado, a partir de uma visita do gestor da Propep à instituição sergipana. Na oportunidade foi “alinhavada a assinatura de um termo de cooperação entre as duas universidades. A perspectiva de assinatura do termo entre os dois reitores possibilitaria, em seguida, o diálogo com os programas de pós-graduação da Federal de Sergipe”, revelou.

Desde então, a Propep mapeou o corpo docente da Uneal e assinalou os Mestrados e Doutorados em Educação, Geografia, Administração, Ciências Agrárias e também Letras, como prioritários para a IES. “E os primeiros frutos começam a ser colhidos agora, com a firmação da parceria em Geografia e logo após em Educação. Teremos, para breve, a perspectiva da ampliação desse termo de cooperação com a Universidade Federal de Sergipe para abertura de novas vagas para Mestrado e Doutorado”, explicou.

A Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal) também está apoiando os projetos de pós-graduação construídos pela Uneal, por meio da concessão de bolsas para os professores que cursarem Mestrado e Doutorado. “Isso será de grande valia para a Uneal, uma vez que asseguraremos a formação continuada dos nossos docentes qualificando-os ainda mais”, ponderou o pró-reitor.

A reunião contou com as participações do Reitor da Uneal, professor Jairo Campos da Costa, do Chefe de Gabinete da Reitoria, professor Odilon Máximo, que é do curso de Geografia, do Pró-Reitor de Extensão, professor Reinaldo Sousa, e do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFS, professor José Eloízio da Costa.