» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2015 Maio Velocidade da internet no Campus II é ampliada
24/04/2015 - 11h20m

Velocidade da internet no Campus II é ampliada

Link de 2MB foi substituído por um de 40 MB após parceria com Fapeal e RNP

Velocidade da internet no Campus II é ampliada

Foto: Arquivo público

Carlos Alberto Jr.
Com informações da Ascom Fapeal

O Campus II da Universidade Estadual de Alagoas, localizado em Santana do Ipanema, ganhou dois links de acesso à internet de alta velocidade, providos pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, cujo ponto de presença no estado (PoP-AL) é abrigado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas.

No prédio do Campus II também funciona o Instituto Federal de Alagoas (Ifal). A infraestrutura contava com link de apenas 2 Mb de velocidade para tráfego de dados, e a capacidade agora passou para 40 Mb. A transmissão acontece via rádio e fibra óptica. Para o diretor do campus de Santana do Ipanema, professor Lenivaldo Melo, a melhoria foi significativa. “Agora temos uma conexão maior, uma velocidade maior e o link anterior fica para emergências”, pontua.

As vantagens são muitas a partir de agora. As instituições atendidas também podem, por exemplo, solicitar serviços como webconferência, telefonia via internet (VoIP) e credencial de acesso a programas internacionais de interconectividade acadêmica, oferecidos pela RNP.

Um segundo circuito foi instalado para beneficiar o campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), na mesma cidade. A estrutura está disponível, mas ainda não foi ligada. As instituições federais, como clientes primários da RNP, recebem a estrutura sem custos. A Uneal se configura como cliente secundária. Os custos da implantação são arcados pela Fapeal, conforme acordo firmado entre as duas partes.

A velocidade de navegação na internet será ampliada também nos demais campi da Uneal, obedecendo um calendário em fase de elaboração pela Fapeal. Assim que o mesmo for finalizado, será divulgado pelas autarquias estaduais.

De acordo com o reitor da Uneal, professor Jairo Campos da Costa, outras universidades estaduais já eram beneficiadas há algum tempo pelo projeto RNP. “A Uneal entra nesse contexto agora e esperamos o quanto antes que os demais campi sejam igualmente beneficiados pela rede”, pontuou.