» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2015 Setembro Primeira turma de índios com nível superior de Alagoas será graduada pela Uneal
18/09/2015 - 09h00m

Primeira turma de índios com nível superior de Alagoas será graduada pela Uneal

Marco na história de Alagoas

Primeira turma de índios com nível superior de Alagoas será graduada pela Uneal

No próximo dia 25 de setembro, a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) promoverá a Colação de Grau dos primeiros 80 estudantes indígenas a concluírem, em âmbito estadual, a graduação em curso de nível superior. A cerimônia começará às 19 horas, no Ginásio do Colégio Cristo Redentor, em Palmeira dos Índios, cidade onde aconteceram as aulas.

Os 80 novos professores indígenas provenientes de aldeias de 12 etnias estudaram, desde 2010, no Programa de Apoio à Formação Superior e Licenciaturas Indígenas (Prolind/Secadi), ofertado pela Universidade Estadual de Alagoas, em convênio com o Ministério da Educação por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi).

O coordenador do curso de História do Prolind/Secadi, professor Adelson Lopes, disse que o programa foi uma experiência desafiadora, "porém extremamente vitoriosa, para a Uneal e para os indígenas". Para ele, "tratou-se também da materialização de um sonho deles. Aprendemos juntos. Erramos juntos. Sonhamos juntos", afirmou.

Já o reitor da Uneal, professor Jairo Campos da Costa, está em dias de expectativa para a Colação de Grau. “Lutamos muito para implantar e manter este programa, num momento em que nenhuma instituição de ensino superior antes o fizera. Temos orgulho de que estamos colocando na sociedade, professores competentes, abnegados, capacitados e preparados”, frisou

A equipe gestora do Prolind/Uneal é composta pelos professores Iraci Nobre da Silva, Mary Selma Oliveira Ramalho, Maria Margarete de Paiva Silva, João Ferreira Neto e Adelson Lopes.

SERVIÇO:
Colação de Grau das turmas do Prolind/Secadi
Onde: Ginásio de Esportes do Centro Educacional Cristo Redentor - Palmeira dos Índios
Quando: 25 de setembro, 19 horas