» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2015 Setembro Projetos de gestão vão até Santana do Ipanema
10/09/2015 - 12h40m

Projetos de gestão vão até Santana do Ipanema

Comunidade acadêmica do Campus II apresentou necessidades e aprovou iniciativas

Projetos de gestão vão até Santana do Ipanema

Carlos Alberto Jr.
Texto e fotos

A quarta-feira foi movimentada no Campus II da Universidade Estadual de Alagoas, em Santana do Ipanema. A unidade, que oferta os cursos de Zootecnia, Pedagogia e Ciências Biológicas, recebeu a primeira ação do projeto Reitoria Itinerante, atividade que teve como objetivo ouvir as necessidades da comunidade acadêmica local. Além dela, aconteceu também mais uma edição do Fórum de Gestores.

Pela manhã, já com as presenças de todos os gestores da Reitoria, houve o Fórum de Gestão, uma reunião com diretores e vice-diretores dos campi da Uneal. O objetivo foi ouvir os novos responsáveis pelas unidades, conhecer e apontar soluções para as mais diversas demandas, além de inteirá-los sobre a rotina da instituição.

No início das atividades, o reitor da Uneal, professor Jairo José Campos da Costa, informou sobre a construção da Residência Universitária do Campus II. A empresa que venceu a licitação desistiu do projeto devido a dificuldades financeiras. Com isso, um novo processo licitatório será iniciado na próxima semana. “O mais importante é que a verba foi liberada pelo Governo do Estado, com acréscimo de R$ 50 mil, e já se encontra depositada na conta da universidade”, frisou.

Logo em seguida, o reitor falou da retomada da construção do Campus V, em União dos Palmares, a partir da próxima segunda-feira, 14, obra que também foi garantida, ainda em 2014, com recursos do Proinvest liberado pelo Governo do Estado. O processo de informatização do Registro Acadêmico foi igualmente assegurado, de acordo com o gestor.

Jairo Campos aproveitou a oportunidade para apresentar oficialmente a nova pró-reitora de Desenvolvimento Humano da Uneal, professora Sara Jane Lino Cerqueira. Em sua fala, a gestora reforçou aos presentes a necessidade de incentivarem os servidores de cada campus a efetuarem o recadastramento de dados, processo que será prorrogado até o próximo dia 30.

DOCENTES
No início da tarde, o espaço da Reitoria Itinerante foi reservado para os docentes lotados no Campus II. O reitor destacou que os processos para nomeações de mais 30 professores efetivos, aprovados nos dois últimos concursos promovidos na Uneal, tramitam agilmente na Procuradoria Geral do Estado (PGE) e no âmbito do próprio Governo do Estado.

O reitor afirmou que tem acompanhado sistematicamente o andamento dos processos e a chegada dos professores dará mais oxigênio ao ensino na instituição. “A Uneal passará a contar com um total de 64 novos docentes atuando nos mais diversos cursos. Aqueles que estão em sala de aula, já sabemos disso, demonstram um alto nível de comprometimento com a instituição”, salientou.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, professor Cristiano Cezar, destacou que, para 2016, o número de bolsas ofertadas pelo Pibic será ampliado em mais 40, o que totalizará 80. Além disso, existem dois projetos para implantação de cursos de Mestrado na instituição. “Buscamos qualificações a médio e longo prazos e já dispomos de diversas linhas de ações para o próximo ano, como cursos de formação continuada”, disse.

2d.jpg

TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS
Já no final da tarde, os gestores iniciaram a reunião com os técnico-administrativos do Campus II. A principal problemática apresentada foi o achatamento salarial dos servidores de nível médio da instituição. A recomendação foi que o grupo engaje-se em propostas que possam ser discutidas internamente, com o objetivo final de apresentar propostas concretas ao Governo do Estado.

Em outro momento, foi salientado aos técnico-administrativos que a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Humano já iniciou conversas com a Secretaria de Estado da Gestão Pública (Segesp), com a finalidade de trazer cursos de formação para o interior do Estado, já que nem todos podem afastar-se das atividades institucionais para deslocar-se até Maceió, onde todos os cursos são ofertados. Outra ideia é que a mão-de-obra da própria instituição possa colaborar nesse processo.

ESTUDANTES
Pela noite, foi a vez dos estudantes participarem do projeto Reitoria Itinerante que aconteceu no auditório da unidade. Meses atrás, os estudantes reivindicaram que bebedouros fossem instalados. Três deles foram adquiridos e já se encontram na unidade, o que foi comunicado pelo reitor durante sua explanação. “Para breve, serão iniciadas as obras de reformas dos banheiros. São demandas que procuramos atender, dentro das nossas possibilidades”, disse o gestor.

Ainda durante o encontro, os estudantes questionaram sobre a segurança no local. O reitor explicou que, ainda neste ano, será construído um muro com cerca elétrica em torno do terreno, processo este que já se encontra tramitando na Serveal. Além disso, a instituição abriu processo licitatório para contratação de empresa de vigilância patrimonial, já que, a segurança no local é de responsabilidade do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) que está desocupando as dependências do prédio em janeiro próximo.

A professora Socorro Macedo, do curso de Pedagogia, agradeceu à equipe de gestão pela presença e iniciativa. “Já iniciamos conversas com três pró-reitorias para discutirmos demandas específicas para nossos três cursos. Que vocês venham mais vezes aqui e esse apoio e abertura continuem”, concluiu.

O reitor finalizou as atividades ressaltando a necessidade dos estudantes da Uneal continuarem empenhados em sua qualificação e engajem-se nas atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas na universidade. É pela educação que conseguimos vitórias. Eu sou um exemplo disso e tenho orgulho disso. Vocês também devem ter e sentir”, finalizou Jairo Campos.