» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2015 Setembro Semana do Biólogo do Campus I está com inscrições abertas
01/09/2015 - 12h20m

Semana do Biólogo do Campus I está com inscrições abertas

Caatinga é o tema principal; AL é o que mais desmata no Nordeste, segundo INPE

Semana do Biólogo do Campus I está com inscrições abertas

Professores e discentes do curso de Ciências Biológicas do Campus I da Universidade Estadual de Alagoas, em Arapiraca, estão a todo vapor na organização da segunda edição da Semana do Biólogo. O evento, agendado para ocorrer de 5 a 8 de outubro, tem como tema: “Caatinga: Conhecer, conservar e utilizar de forma sustentável”.

O evento neste ano traz como debate central a relação do homem com o meio ambiente, com enfoque na Caatinga. Isso porque, de acordo com pesquisas realizadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) , nos anos de 2013 e 2014, Alagoas foi apontado como o que mais desmatou e degradou esse bioma entre os estados da região Nordeste.

A Semana do Biólogo será, por mais uma vez, regional e de caráter científico, que inclui palestras e minicursos relacionadas aos aspectos científicos, tecnológicos e inovadores sobre o tema escolhido e proposto pela organização. Haverá também exposições de trabalhos, divulgação de pesquisas científicas promovidas em âmbito acadêmico, publicação em anais do evento e apresentações culturais.

A programação consta de palestra de abertura que acontecerá no cineteatro do Planteário de Arapiraca, a partir das 19 horas. De acordo com a estudante Andressa Rodrigues, da comissão de organização, o evento é elaborado para atender os estudantes de Ciências Biológicas, Zootecnia, Geografia, História e Agronomia, por exemplo. “Além desse grupo, o evento é aberto também a estudantes Ciências Florestais e da Saúde, de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e profissionais da biologia”, frisou.

A proposta dos organizadores é aprimorar conhecimentos e práticas, dentro e fora da universidade, acerca do bioma Caatinga, tendo a Semana como espaço para encontro e debate sobre o tema.

Trabalhos e concurso
Os pesquisadores interessados em divulgar trabalhos durante o evento devem ficar atentos para o prazo para submissão de propostas: até 13 de setembro, por meio do link: https://doity.com.br/iisemanadobiologouneal/artigos. No endereço digital apontado, está ainda o regulamento com as normas que devem ser seguidas pelos proponentes.

Além da programação específica, a organização da segunda Semana do Biólogo da Uneal promove um concurso de fotografia intitulado “A Caatinga sob um novo olhar”. A iniciativa pretende estimular as diversas percepções visuais proporcionadas pelo bioma em destaque no evento. Os dez selecionados previamente concorrerão a um livro.

Para mais informações, acesse o site do evento: https://doity.com.br/iisemanadobiologouneal/