» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2017 Abril Alunos do Proesp apresentam TCC e seguem para a reta final do programa
10/04/2017 - 17h40m

Alunos do Proesp apresentam TCC e seguem para a reta final do programa

Colação de grau será realizada em junho

Alunos do Proesp apresentam TCC e seguem para a reta final do programa

Vilceia Melo

Mais de 1.300 estudantes que participam do Programa de Especial para formação dos Servidores Públicos da Universidade Estadual de Alagoas (Proesp/Uneal) apresentaram o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em forma de Memorial no último sábado (8). Todos os Campi da universidade e outras unidades de ensino onde são ministradas aulas para 36 turmas dos sete cursos oferecidos pela Uneal, abriram suas portas para receber os graduandos. A colação de grau será realizada em junho.

Para a servidora da Camara Municipal de Arapiraca, Maria José Soares, a apresentação do TCC/Memorial foi um momento muito especial. Filha de agricultores, Maria José disse que enquanto os pais trabalhavam na roça ela tinha que ficar em casa para cuidar dos irmãos mais novos. Durante toda a infância e adolescência só pode cursar o quarto ano primário. “Só depois de casada, aos 22 anos, fiz o supletivo para concluir o ensino fundamental e depois tive a oportunidade de estudar o magistério.

De acordo com a servidora pública o sonho de voltar a sala de aula era acalentado a cada ano. Ela tentou cursar o nível superior por meio da Educação à Distancia (EaD) mas não se adaptou a essa modalidade de ensino. O Proesp foi a oportunidade que ela tanto esperava. “Para mim a criação desse programa foi de uma magnitude sem precedentes. O programa deve continuar para dar oportunidade a tantas outras pessoas que assim como eu, vão poder conquistar o diploma de bacharel em Administração Pública”, afirmou com alegria.

A coordenadora geral do Proesp/Uneal, Ana Lúcia Batista, ressaltou a importância do programa para toda a comunidade acadêmica e para todo o estado de Alagoas no que se refere a formação superior para os servidores públicos.  “Em cada Memorial lido ficamos encantados com as vivências e experiências registradas por nossos alunos ao longo desse curso. É impossível descrever a alegria desse momento tão esperado por todos; é impossível conter as lágrimas diante dos depoimentos dos nossos alunos, ao afirmarem emocionados o divisor de águas que o Proesp representa em suas vidas”, relatou a coordenadora.

Ana Lúcia relatou todas as dificuldades enfrentadas pela equipe da Uneal e que mesmo diante do difícil cenário econômico-político  conseguiu desenvolver a logística do programa nas nove cidades que abrigam os polos do Proest. “Particularmente sinto uma alegria imensa pela sensação do dever cumprido, e pela consciência de que apesar de tantas lutas travadas ao longo desses anos alcançamos a vitória. Obrigada a toda a equipe que vestiu a camisa do Proesp e não mediu esforços para que pudéssemos ir tão longe”, agradeceu Ana Lúcia.

Para o reitor Jairo José Campos  da Costa , a implantação do Proest vai contribuir para melhorar os serviços públicos pois com esta formação  Alagoas terá mais gente formada em Administração Pública, Geografia, História, Pedagogia, Letras e Ciências Biológicas. Além disso, com a graduação,  esses servidores públicos terão ascensão em seus planos de carreiras.

“A Uneal está ajudando Alagoas a crescer e a desenvolver o seu povo. Desde 2013 que estamos gestando esse convênio grande, que impactou positivamente na vida de tanta gente, inclusive na vida dos professores e servidores da instituição que tiveram, ao longo desse tempo, novas oportunidades de geração de renda e colaboraram com um dos maiores projetos desenvolvidos pelo nosso reitorado”, pontuou o reitor.

periodicos.png

lateral_twitter.jpg