Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2017 Abril Diteal e Uneal fecham parceria no projeto Reinventando Alagoas, reinventando cidades
11/04/2017 - 14h50m

Diteal e Uneal fecham parceria no projeto Reinventando Alagoas, reinventando cidades

Fórum começa no dia 04 de maio

Diteal e Uneal fecham parceria no projeto Reinventando Alagoas, reinventando cidades

Texto de Hannah Copertino

O reitor da Uneal, Jairo Campos da Costa, o professor Edson Bezerra e o gerente artístico e cultura da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas, Alexandre Holanda, se reuniram nesta segunda-feira (10-04) para tratar sobre os detalhes do projeto

Reinventando Alagoas, reinventando cidades, que tem como objetivo criar um fórum permanente de debates culturais sobre Alagoas. O evento vai ser realizado em todas as quintas-feiras do dia 04-05 a 01-06, no Complexo Cultural Teatro Deodoro, no Centro de Maceió. A entrada é gratuita.

A programação do fórum conta com palestras, pequenos shows e performances relacionados ao tema do evento. Diferentes linguagens estarão reunidas para discutir a identidade alagoana. Os palestrantes serão Edson Bezerra, Raquel Rocha, Isadora Padilha e Clébio Araújo, que vão falar sobre assuntos como a identidade negra e a cultura alagoana. Entre os músicos, estão Wilson Santos, Kaw Lima, Chau do Pife, Elisa Lemos, Toni Augusto e Júnior Almeida. Já as performances vão ficar por conta do grupo Joana Gajuru, Cia Ozinformais, Grupo Vers’Artes, Emília Clark e Grupo Aiê Orum. Os participantes recebem certificado.

“A gente precisa dessa relação interinstitucional, sobretudo os órgãos que tem uma aproximação de missão, para o fortalecimento da cultura alagoana, de pensar Alagoas, de dividir seus problemas, de ver a cultura como um eixo transversal que une, que liga todo mundo”, disse o reitor da Uneal, Jairo Campos da Costa.

“A ideia surge de um olhar, tudo que falta aqui é articulação... A Uneal, uma instituição que faço parte e é muito centrada em Alagoas, e a Diteal, um espaço muito forte de articulação da identidade alagoana. Soma porque a gente pensa Alagoas de uma forma acadêmica, tentando trazer uma visão crítica do estado nesses 200 anos, pensar as práticas culturais em contexto sócio-político-econômico”, explicou o professor Edson Bezerra, idealizador do projeto.

“O professor Edson Bezerra vem acompanhando a programação da Diteal e percebeu a diversidade, quantas tribos diferenciadas, quantas gerações estão aqui e a riqueza do que se produz no estado. A partir daí, em cima de pesquisas que ele vem realizando também, ele achou interessante fazer uma proposta à Diteal e à Uneal, que são duas instituições fortes, com o objetivo de discutir a identidade alagoana nas mais diversas vertentes. Foram convidados profissionais de primeira linha para que a gente possa aprofundar essa discussão e, a cada fórum, teremos uma mostra do que se produz na música e no teatro. A gente vai ter venda de livros e cds produzidos em Alagoas, música, performances e dança interagindo com os debates de cada noite”, revelou o gerente artístico e cultural da Diteal, Alexandre Holanda.

Serviço:

Fórum Reinventando Alagoas, reinventando cidades
Quando – Todas as quintas-feiras, começando em 04-05 até 01-06, às 19h.
Onde - Complexo Cultural Teatro Deodoro.
Mais informações – www.diteal.al.gov.br ou 3315-5650.
A entrada é de graça. 

Ações do documento

sisu.png

sistema academico

sistema-academico-tecnico.jpg

BanneRegistro.jpeg

CPL

logo prodic

periodicos.png

lateral_twitter.jpg