Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2017 Abril EdUneal participa de encontro das editoras universitárias do Nordeste
03/04/2017 - 17h10m

EdUneal participa de encontro das editoras universitárias do Nordeste

Evento aconteceu nos dias 30 e 31 de março em João Pessoa/PB

EdUneal participa de encontro das editoras universitárias do Nordeste


A Editora da Universitária Estadual de Alagoas (EdUneal) participou do Encontro ABEU Nordeste 2017, que ocorreu nos dias 30 e 31 de março, no Campus do Instituto Federal da Paraíba, em João Pessoa. O evento que foi promovido pelas universidades estadual e federal da Paraíba (UEPB/ UFPB) e Instituto Federal da Paraíba (IFPB) em parceria com a Associação Brasileira das Editoras Universitárias(ABEU), homenageou os 30 anos da Abeu, que conta no país com 119 instituições associadas.

Para a Diretora da EdUNEAL, Sanádia Gama “Ser parte da Abeu nos revela que não estamos trabalhando isolados e isso nos traz a certeza de que, apesar, de ainda sermos uma pequena editora, estamos buscando o rumo certo no fortalecimento, ampliação e consolidação de nosso trabalho no contexto de uma política editorial mais eficiente, de qualidade e que responda aos anseios da produção, precisamos dar cada passo dentro das nossas possibilidades. Para isso temos que ter a consciência de que o recurso não pode estar à frente da qualidade que buscamos”, comenta a diretora.
Logo após a solenidade de abertura, aconteceu a conferência “Regulação jurídica, administrativa e financeira das editoras universitárias”, ministrada pelo professor Francisco Leite Duarte do Centro de Ciências Jurídicas do Câmpus I da UEPB. Auditor da Receita Federal (RFB), o conferencista é autor de duas das obras mais adotadas no Brasil nas áreas de direito, contabilidade e administração – “Direito tributário: teoria e prática” e “Direito tributário aplicado, publicadas pela Thomson Reuters/Revista dos Tribunais.

O diretor da Eduep e mediador da conferencia, Luciano do Nascimento, destacou alguns pontos da palestra proferida pelo professor Francisco Leite.“Boa parte das editoras universitárias continuam padecendo de mecanismos de atuação mais claros, não apenas reguladores de suas atividades operacionais, como também compatíveis com as exigências da denominada sociedade do conhecimento, da economia global e do mercado editorial contemporâneo”, afirmou.

Luciano do Nascimento também coordena na UEPB o projeto de pesquisa “Regulação das editoras universitárias no Brasil” que, motivado pelo aniversário de 30 anos da Abeu, investiga a regulamentação da produção e distribuição de livros universitários no país, com ênfase em instituições públicas como a Eduepb, a partir da perspectiva do direito comparado e do marco jurídico nacional e internacional.

O primeiro dia do Abeu Nordeste também foi marcado pela realização, às 14h, da mesa redonda “Plataformas e interfaces de gerenciamento, produção e distribuição editorial”, cujo palestrante foi a ex-presidente e atual diretora de Comunicação da Abeu, Flavia Goulart (EDUFBA). Flávia também é coordenadora da “Pesquisa Abeu 2015: avanços e conquistas”, um panorama da edição universitária brasileira e seus novos cenários. Desde 1997, ela dirige a Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA), e é uma das fundadoras da rede SciELO Livros, que já atingiu a marca de oito milhões de downloads em pouco menos de 150 ebooks disponibilizados.

“Aos poucos a adesão ao livro eletrônico vai acontecendo e, concretamente, há uma parceria da Abeu com o SciELO Livros. Hoje nove editoras fazem parte desse projeto que é outra possibilidade para adesão ao acesso aberto e ao livro eletrônico”, afirmou.

O primeiro dia do encontro contou também com uma reunião, às 14h, dos diretores gerais e adjuntos das editoras associadas à Abeu e convidadas. Trataram os gestores da temática “Planejamento e desenvolvimento de projetos editoriais compartilhados”, discutindo as potencialidades de parcerias estratégicas entre as editoras e instituições regionais, nacionais e estrangeiras no campo da produção e distribuição de livros, marketing e divulgação, feiras e eventos do mercado editorial.

Foi dado ênfase ao fortalecimento entre as associadas no nordeste, como também a política de circulação e divulgação dos livros e manter a estratégia da ABEU coleção nordestina como estratégia de superar a endogenia presente nas editoras e assim realizar publicações mais coletivas. Além disso, a importância de ocupar coletivamente os espaços em feiras, bienais e eventos como forma de fortalecimento entre as associadas.

No dia 31 de março, o Abeu Nordeste teve prosseguimento a partir das 9h, com a mesa redonda “Qualis Livro: políticas de qualificação do livro universitário”, aberta com palestra do pró-reitor adjunto de Pós-Graduação e Pesquisa da UEPB Cidoval Morais de Sousa.

De 23 a 26 de maio acontecerá a XXX reunião nacional da ABEU na cidade de Foz do Iguaçu/PR, com o tema: ABEU 30 ANOS: O presente e o futuro das editoras universitárias.

 

Ações do documento

bannereduneal.jpg

banner_lateral_SEI.jpg

sisu.png

sistema academico

sistema-academico-tecnico.jpg

CPL

logo prodic

egresso-frase.png

bannereduneal.jpg

ouvidoria.png

lateral_registro_diplomas_externos.jpg