» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2017 Abril Estudantes do Procampo da Uneal concluem curso
25/04/2017 - 10h30m

Estudantes do Procampo da Uneal concluem curso

Foto: Maury Sousa Fotografia

Com 54 formandos, o Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo (Procampo) da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) conclui uma jornada de seis anos de trabalho intenso. Os concluintes participam, durante o mês de abril, das atividades de conclusão do curso.

No último sábado (22), foi realizado um culto ecumênico, acompanhado do planto de árvores frutíferas no jardim do Campus I – Arapiraca, especialmente repaginado para a ocasião.

“Foi uma cerimônia emocionante, cheia de carisma e compromisso com uma educação emancipadora. O Procampo deixa um legado de fé e ação contra a desigualdade social, para toda a Uneal”, frisou o vice-reitor Clébio Correia de Araújo, que participou da cerimônia e plantou uma árvore.

Emocionada, a graduanda Maria Aparecida Porto, de 52 anos, professora no município de Coité do Nóia, destacou que o Procampo mudou sua visão de mundo. Apesar de ter sido secretária de saúde, vereadora, presidente da Câmara Municipal do seu município, ela ainda não tinha curso de nível superior.

“Através do Procampo, passei a valorizar ainda mais a minha comunidade, a minha origem. Também mudou a minha forma de trabalhar a diversidade na escola. Devo isso aos idealizadores do Programa”, afirmou.

O Procampo foi realizado com recursos na ordem de R$ 240 mil, por ano, provenientes do Governo Federal, além de uma contrapartida de 2% deste valor liberada pelo Governo de Alagoas.

“O Procampo é uma história de vida. Foi uma militância porque houve muitos imprevistos, paradas para esperar a liberação de recursos, mas concluímos com o menor número de desistência, de acordo com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação”, ressaltou o coordenador do Procampo/Uneal, Jhonatan David Santos das Neves.

A colação de grau da turma será realizada na próxima sexta-feira (28), na casa de eventos Oásis, na zona rural de Arapiraca.

O secretário-adjunto do Gabinete Civil do Governo do Estado, Franklin Adriano de Barros, também esteve presente à ocasião.