» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2017 Agosto Ovacionado em Arapiraca, Lula recebe título de Doutor Honoris Causa pela Uneal
23/08/2017 - 20h55m

Ovacionado em Arapiraca, Lula recebe título de Doutor Honoris Causa pela Uneal

Foto: Luiz Siqueira

Vilceia Melo

Emoção, gratidão, admiração. Uma mistura de sentimentos tomou conta das milhares de pessoas que lotaram o Ginásio João Paulo II, em Arapiraca, para participar da cerimônia de entrega do título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. A honraria foi concedida pela Universidade Estadual de Alagoas nesta quarta-feira (23).

O ex-presidente e sua comitiva que estão percorrendo várias cidades do Nordeste brasileiro, chegaram  a Arapiraca no final da manhã, e foram recebidos pelo reitor da Uneal Jairo José Campos da Costa, pelo vice-reitor, Clébio Correa de Araújo, e membros do Conselho Superior da Universidade.

Antes dos ritos cerimônias, houve a apresentação do grupo de Guerreiros da Associação de Pensionistas e Idosos de Arapiraca (Apiar) e a declamação de um poema em homenagem ao ex-presidente de autoria do poeta e  professor Cosme Rogério.

O chefe de gabinete da Uneal e membro do Consu, Odilon Máximo, fez a abertura das falas relatando um histórico da vida do ex-presidente, desde a sua origem pernambucana, a luta enquanto integrante do movimento operário e líder partidário, e as políticas públicas implantadas durante os dois mandatos como presidente da República. "Essas políticas impactaram social, econômica e intelectualmente a  vida de milhões de brasileiros, especialmente as famílias de baixa renda" , discursou Máximo.

Na sua fala, o reitor Jairo José Campos da Costa, ressaltou que na presidência da República, Lula permitiu, por meio dos programas educacionais implantados nas instituições de nível superior, que os filhos de agricultores, merendeiras, pedreiros , pretos, negros, índios e tantas outras classes sociais, antes marginalizadas pelos políticos da elite brasileira, conseguissem cursar a universidade.

" Sinto-me feliz por homenagear, a despeito dessa corrente odiosa, que tem se espalhado por nosso país, o homem que mudou a cara do Brasil, é que soube mais do que qualquer outro, gravar o seu nome na história da República Federativa do Brasil. Uma história que não se apaga com uma caneta revestida de poder judiciário ou de vozes camufladas pelas ondas da grande mídia ou bancada pelo grande capital a serviço de seus interesses" , discursou o reitor.

Após receber o título de Doutor Honoris Causa pela Uneal, o ex-presidente Lula, humildemente, afirmou que não merecia tamanha honraria, mas que sentia orgulho quando um filho de um pobre recebia o diploma de graduação nas diversas universidades que ele inaugurou em vários estados brasileiros durante os oito anos de seu mandato. “ Eu fui o presidente que mais inaugurou universidades e institutos federais pelo Brasil  afora, e esse é um dos maiores orgulhos que eu sinto e que ninguém pode apagar isso da história da educação brasileira”.

Baixe AQUI o discurso do reitor Jairo Campos.