Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2017 Agosto Polo Agroalimentar de Arapiraca sedia capacitação de agentes da Emater
15/08/2017 - 13h39m

Polo Agroalimentar de Arapiraca sedia capacitação de agentes da Emater

 Clau Soares, com informações do site da Emater AL

A formação inicial de 60 agentes da Emater de Alagoas foi concluída, nesta sexta-feira (11), no Polo Tecnológico Agroalimentar de Arapiraca, no povoado Bananeiras, em parceria com a Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). O curso foi iniciado em dezembro do ano passado com a proposta de capacitar os agentes extensionistas para atender agricultores familiares em todas as regiões do Estado.

A superintendente de Ater (Agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural ), Rita de Cássia, explicou que a capacitação é apoiada pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (SEAD), que nesta etapa contou com a presença do coordenador geral de formação da SEAD, Gereissat Rodrigues, no Polo Agroalimentar.

“Vim acompanhar o projeto e conhecer tanto a estrutura onde estão acontecendo os módulos quanto conhecer e interagir com os agentes que estão participando da capacitação. Qualificar esse extensionista significa melhorar a produção do agricultor e fazer com que ele consiga progredir dentro das esferas das políticas voltadas para este grupo”, destacou Rodrigues, que frisou a qualidade do trabalho desenvolvido pela Emater de Alagoas.

O curso contemplou conteúdo teórico ministrado em sala de aula e ainda de visitas de campo a unidades de produção familiar e a empreendimentos associativos da agricultura familiar, em estímulo à imersão e convivência intensiva entre a turma e equipe de facilitadores.

Rita de Cássia elogiou a qualidade da estrutura ofertada pelo Polo Agroalimentar para a qualificação, e a parceria mútua entre os órgãos. “A Uneal é uma parceira nossa, inclusive, disponibilizando toda essa estrutura - do Polo - para que a gente consiga desenvolver os módulos de capacitação. ‘Nós também somos parceiros quando disponibilizamos uma técnica zootecnista, na modalidade bolsa, para auxiliar na área de pesquisa nos laboratórios do Polo”, enfatizou.

A coordenadora administrativa do Polo Agroalimentar de Arapiraca, Kátia Santos Bezerra, reforçou que a unidade está disponível para parcerias que visem democratizar o conhecimento para os agricultores alagoanos. “Nós, na Uneal, acreditamos que aproximar a comunidade do Polo, seja por meio de cursos, palestras, ou qualquer outra atividade, significa contribuir para o desenvolvimento local porque leva nossa ciência para perto de quem precisa dela no seu dia a dia”, disse a gestora.

De acordo com o reitor da Uneal, Jairo José Campos da Costa, a localização do polo é estratégica para a agricultura familiar. “O Polo está inserido na zona rural, há 14 km do Centro de Arapiraca, o que permite o contato direto com o campo e com seus trabalhadores. Em virtude disso, temos inúmeras possibilidades de parcerias voltadas para essa área, como esta feita com a Emater. O que é positivo para a Uneal e também para nossos parceiros”, lembrou.

Ações do documento

bannereduneal.jpg

banner_lateral_SEI.jpg

sisu.png

sistema academico

sistema-academico-tecnico.jpg

CPL

logo prodic

egresso-frase.png

bannereduneal.jpg

ouvidoria.png

lateral_registro_diplomas_externos.jpg