Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2017 Agosto Uneal discute políticas públicas para comunidades quilombolas de Alagoas
29/08/2017 - 21h40m

Uneal discute políticas públicas para comunidades quilombolas de Alagoas

Na Câmara de Vereadores de Arapiraca

Uneal discute políticas públicas para comunidades quilombolas de Alagoas

Vilceia Melo


A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) representada pelo vice-reitor Clébio Correia de Araújo, participou na última segunda feira, da Reunião da Coordenação Quilombola de Alagoas. O encontro , que aconteceu na Camara de Vereadores de Arapiraca, contou com a participação de representantes da Fundação Cultural Palmares (FCP) e de 69 lideranças de comunidades quilombolas alagoanas.


De acordo com o vice-reitor da Uneal foram discutidas políticas públicas nas áreas de educação, saúde, alimentação , geração de emprego e renda, preservação do meio ambiente, dentre outros temas. Clébio Araujo ressaltou que durante o encontro foram definidos alguns encaminhamentos que podem resultar em uma parceria com a Fundação Cultural Palmares para a formação de lideranças quilombolas. “ A Fundação Cultural Palmares vai desenvolver alguns projetos e a Uneal pode ser parceira no sentido de capacitar jovens quilombolas. Já iniciamos o diálogo durante esse evento e em breve teremos algumas definições”, afirmou o vice-reitor.


A diretora do Departamento de Proteção ao Patrimônio Afro-Brasileiro (DPA) da Fundação Cultural Palmares, Carolina Nascimento, informou ao público presente as ações que estão sendo desenvolvidas pela fundação em todo o país direcionadas às comunidades afro-brasileiras. “ Nossa intenção é capacitar os jovens quilombolas de Alagoas que moram nas áreas rurais para que eles desenvolvam ações que beneficiem a própria comunidade. Vamos buscar parceiros para viabilizar esse projeto”, afirmou Carolina Nascimento.

Seminário na UnB

Na última semana, o vice-reitor Clebio Correia de Araujo esteve na Universidade de Brasília (UnB) representando a Uneal durante o Projeto Interconexões, realizado em parceria entre a Fundação Cultural Palmares e a Unb. Com o tema “ Estado, Racismo e Violências, o seminário aconteceu no período de 21 a 23 de agosto no auditório I, do campus Darcy Ribeiro.
O vice-reitor da Uneal foi um dos palestrantes e discutiu temáticas ligadas às questões afro-brasileiras ao lado de grandes especialistas nessa área, a exemplo de Valter da Mata (BA) e Junior Tavares (RJ). “Foi uma discussão bastante exitosa com a participação dos universitários da UnB em torno do racismo contra o negro. Além disso, esse seminário aproximou ainda mais a Uneal da Fundação Cultural Palmares,  pois há perspectivas de que outros eventos como esse sejam realizados em varias regiões do país”, ressaltou Clebio Correia. 

Ações do documento

bannereduneal.jpg

banner_lateral_SEI.jpg

sisu.png

sistema academico

sistema-academico-tecnico.jpg

CPL

logo prodic

egresso-frase.png

bannereduneal.jpg

ouvidoria.png

lateral_registro_diplomas_externos.jpg