Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2017 Agosto Uneal discute políticas públicas para comunidades quilombolas de Alagoas
29/08/2017 - 21h40m

Uneal discute políticas públicas para comunidades quilombolas de Alagoas

Na Câmara de Vereadores de Arapiraca

Uneal discute políticas públicas para comunidades quilombolas de Alagoas

Vilceia Melo


A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) representada pelo vice-reitor Clébio Correia de Araújo, participou na última segunda feira, da Reunião da Coordenação Quilombola de Alagoas. O encontro , que aconteceu na Camara de Vereadores de Arapiraca, contou com a participação de representantes da Fundação Cultural Palmares (FCP) e de 69 lideranças de comunidades quilombolas alagoanas.


De acordo com o vice-reitor da Uneal foram discutidas políticas públicas nas áreas de educação, saúde, alimentação , geração de emprego e renda, preservação do meio ambiente, dentre outros temas. Clébio Araujo ressaltou que durante o encontro foram definidos alguns encaminhamentos que podem resultar em uma parceria com a Fundação Cultural Palmares para a formação de lideranças quilombolas. “ A Fundação Cultural Palmares vai desenvolver alguns projetos e a Uneal pode ser parceira no sentido de capacitar jovens quilombolas. Já iniciamos o diálogo durante esse evento e em breve teremos algumas definições”, afirmou o vice-reitor.


A diretora do Departamento de Proteção ao Patrimônio Afro-Brasileiro (DPA) da Fundação Cultural Palmares, Carolina Nascimento, informou ao público presente as ações que estão sendo desenvolvidas pela fundação em todo o país direcionadas às comunidades afro-brasileiras. “ Nossa intenção é capacitar os jovens quilombolas de Alagoas que moram nas áreas rurais para que eles desenvolvam ações que beneficiem a própria comunidade. Vamos buscar parceiros para viabilizar esse projeto”, afirmou Carolina Nascimento.

Seminário na UnB

Na última semana, o vice-reitor Clebio Correia de Araujo esteve na Universidade de Brasília (UnB) representando a Uneal durante o Projeto Interconexões, realizado em parceria entre a Fundação Cultural Palmares e a Unb. Com o tema “ Estado, Racismo e Violências, o seminário aconteceu no período de 21 a 23 de agosto no auditório I, do campus Darcy Ribeiro.
O vice-reitor da Uneal foi um dos palestrantes e discutiu temáticas ligadas às questões afro-brasileiras ao lado de grandes especialistas nessa área, a exemplo de Valter da Mata (BA) e Junior Tavares (RJ). “Foi uma discussão bastante exitosa com a participação dos universitários da UnB em torno do racismo contra o negro. Além disso, esse seminário aproximou ainda mais a Uneal da Fundação Cultural Palmares,  pois há perspectivas de que outros eventos como esse sejam realizados em varias regiões do país”, ressaltou Clebio Correia. 

Ações do documento

sisu.png

sistema academico

sistema-academico-tecnico.jpg

BanneRegistro.jpeg

CPL

logo prodic

periodicos.png

lateral_twitter.jpg