» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2017 Agosto Uneal realiza solenidade de concessão de Doutor Honoris Causa na próxima quarta-feira
17/08/2017 - 11h20m

Cerimônia acontecerá no Ginásio João Paulo II

Vilceia Melo e Clau Soares

A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) realizará , na próxima quarta – feira (23), a solenidade de outorga do título do Doutor Honoris Causa ao ex-presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, a partir das 8h, no Ginásio João Paulo II, localizado no Parque Ceci Cunha, em Arapiraca.

A condução do ato é feita pelo reitor da instituição, que também exerce o cargo de presidente do Conselho Superior da Universidade, Jairo José Campos da Costa, conforme determina a legislação vigente na autarquia.

Iniciado em 2011, o processo que solicitou a concessão do título ao ex- presidente foi levado à votação em sessão ordinária pelo Conselho Superior (Consu) em 2012 na qual foi aprovada. O Consu é composto por 45 membros titulares eleitos pela comunidade acadêmica, com representação de professores, estudantes e servidores técnico-administrativos. A decisão colegiada foi reconhecida com aprovação da resolução nº. 004/2012, de 20 de março de 2012.

Na justificativa do processo, a motivação foi baseada nos resultados obtidos na Universidade pelas políticas públicas viabilizadas durante o governo do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Na Uneal, durante o referido período, houve a implantação do Programa de Apoio à Formação Superior e Licenciaturas Interculturais Indígenas (Prolind) que garantiu a formação de quase 76 professores indígenas; e do Programa de Licenciatura em Educação do Campo (Procampo) que graduou 54 professores que atuavam no campo, entre outras ações que resultaram em inclusão social e acesso à Universidade por camadas menos favorecidas da sociedade.

Doutor Honoris Causa
A honraria é concedida, conforme dispõe resolução do Consu nº 009/2011, “a personalidades que se tenham distinguido, seja pelo saber, seja pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras, ou do bem-estar e melhor entendimento entre os povos”.

Já foram agraciados com o diploma, em 2015, José Marques de Melo; Audálio Dantas; Luitgarde Cavalcante; Moacir Palmeira; Moacir Sant’Ana; Marcello Lavenére; Hermann Baêta; José Geraldo Marques; Dirceu Lindoso e Douglas Apratto. E, em 2016, os geógrafos Armen Mamigonian, Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro, Maria Adélia Aparecida de Souza e Maria Auxiliadora da Silva.