Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2017 Dezembro Em visita ao Presídio do Agreste, estudantes da Uneal destacam organização
05/12/2017 - 11h20m

Em visita ao Presídio do Agreste, estudantes da Uneal destacam organização

Em visita ao Presídio do Agreste, estudantes da Uneal destacam organização

Clau Soares

Estudantes do curso de direito da Universidade Estadual de Alagoas visitaram, nesta segunda-feira (4), o Presídio do Agreste, localizado no município de Girau do Ponciano. Em funcionamento desde 2013, a penitenciária, com capacidade para abrigar 768 presos, funciona em regime de cogestão entre a Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e a empresa Reviver Administração Prisional Privada Ltda.

Sob a orientação do professor Júlio Gomes, o grupo, com 20 graduandos do quarto período, conheceu as dependências físicas e a organização administrativa da unidade prisional. “A princípio, o excesso de segurança provocou tensão, contudo, uma vez dentro da Unidade a apreensão logo se dissipou. Um ambiente visivelmente bem estruturado; funcionários solícitos. A experiência foi fantástica, um despertar de profundas reflexões”, avaliou a estudante Karolyne Santos.

Júlio Gomes frisou a importância dos estudantes verificarem “in loco” a aplicação das normas jurídicas e da vivência dos encarcerados na experiência em um presídio dirigido por cogestão.

De acordo com o docente, “esse tipo de atividade tem como fim fazer com que o estudante de direito compreenda os efeitos que as instituições jurídicas exercem na sociedade, na prática, pois ele consegue vê de perto algo muito presente nos estudos teóricos, que é a questão da pena, do cumprimento dela e de como tratar o sério problema do encarceramento”.

A organização interna chamou a atenção dos visitantes, acostumados com a visão de caos da maioria dos presídios brasileiros. “Longe do estereótipo que se tem de cadeia, o Presídio do Agreste traz um conceito humano de cumprimento de pena, com ambientes organizados e higienizados. Amparados por profissionais de saúde e educação, os internos dispõem de tudo que é necessário. A rigidez com que fiscalizam os visitantes e os colaboradores, reflete o compromisso que existe com a segurança”, concluiu a graduanda Paloma Maia.

Ações do documento

sisu.png

sistema academico

sistema-academico-tecnico.jpg

BanneRegistro.jpeg

CPL

logo prodic

periodicos.png

egresso-frase.png