» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2017 Dezembro Em visita ao Presídio do Agreste, estudantes da Uneal destacam organização
05/12/2017 - 11h20m

Em visita ao Presídio do Agreste, estudantes da Uneal destacam organização

Clau Soares

Estudantes do curso de direito da Universidade Estadual de Alagoas visitaram, nesta segunda-feira (4), o Presídio do Agreste, localizado no município de Girau do Ponciano. Em funcionamento desde 2013, a penitenciária, com capacidade para abrigar 768 presos, funciona em regime de cogestão entre a Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e a empresa Reviver Administração Prisional Privada Ltda.

Sob a orientação do professor Júlio Gomes, o grupo, com 20 graduandos do quarto período, conheceu as dependências físicas e a organização administrativa da unidade prisional. “A princípio, o excesso de segurança provocou tensão, contudo, uma vez dentro da Unidade a apreensão logo se dissipou. Um ambiente visivelmente bem estruturado; funcionários solícitos. A experiência foi fantástica, um despertar de profundas reflexões”, avaliou a estudante Karolyne Santos.

Júlio Gomes frisou a importância dos estudantes verificarem “in loco” a aplicação das normas jurídicas e da vivência dos encarcerados na experiência em um presídio dirigido por cogestão.

De acordo com o docente, “esse tipo de atividade tem como fim fazer com que o estudante de direito compreenda os efeitos que as instituições jurídicas exercem na sociedade, na prática, pois ele consegue vê de perto algo muito presente nos estudos teóricos, que é a questão da pena, do cumprimento dela e de como tratar o sério problema do encarceramento”.

A organização interna chamou a atenção dos visitantes, acostumados com a visão de caos da maioria dos presídios brasileiros. “Longe do estereótipo que se tem de cadeia, o Presídio do Agreste traz um conceito humano de cumprimento de pena, com ambientes organizados e higienizados. Amparados por profissionais de saúde e educação, os internos dispõem de tudo que é necessário. A rigidez com que fiscalizam os visitantes e os colaboradores, reflete o compromisso que existe com a segurança”, concluiu a graduanda Paloma Maia.

periodicos.png