» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2017 Dezembro Grupo de pesquisa participa de congresso com foco em Lispector
07/12/2017 - 13h05m

Grupo de pesquisa participa de congresso com foco em Lispector

Arquivo pessoal

Estudantes, membros do Grupo de Estudos de Literatura, Intersemiose e Crítica do Campus IV da Universidade Estadual de Alagoas, em São Miguel dos Campos, participaram da primeira edição do Congresso Nacional de Estudos Lispectorianos (CONEL), Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa (PB).

O grupo, composto por 18 graduandos, participaram do congresso como ouvintes e comunicadores, e sob orientação da professora Amanda Ramalho de Freitas Brito. Entre as atividades do evento, o destaque foi a oportunidade de partilhar um momento literário com a atriz premiada do filme “A hora da Estrela”, Marcélia Cartaxo.

O I Congresso Nacional de Estudos Lispectorianos foi organizado pelo Grupo de Pesquisa Literatura, Gênero & Psicanálise (LIGEPSI), em parceria com o Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da mesma instituição e a Academia Paraibana de Letras(APL), com a proposta de homenagear uma das vozes mais perturbadoramente sensíveis da Literatura Brasileira: Clarice Lispector (1920-1977). Revisitar, reler e ressignificar a palavra lispectoriana continua sendo um desafio ao leitor, às academias, e ao ser humano.