» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2017 Dezembro Uneal se prepara para novo Prolind
18/12/2017 - 10h28m

Uneal se prepara para novo Prolind

Apesar da redução de investimento na educação, o reitor Jairo Campos insiste na nova edição do Prolind- Programa de Licenciatura Intercultural Indígena da Uneal. Para isso, iniciou uma séria de agendas com as aldeias indígenas de Alagoas para discutir com os povos tradicionais, o modelo do novo formato.

Durante o final de semana, entre os dias 16 e 17 de dezembro, Jairo Campos esteve em Pariconha, Água Branca e Palmeira dos Índios, nas aldeias de Kalankó, Jiripankó e o povo Xucuru Kariri, respectivamente.

Sobre a experiência, o gestor afirmou que "a alegria de ver os nossos alunos do primeiro Prolind numa boa estrutura em Jiripankó - Pariconha, foi a tristeza de ver o povo Kalankó em Água Branca, com população de mais de 300 índios, sem ter escola indígena.  Tendo que irem ate a zona urbana, em escola não indígena  para terem educação".

Nesse sentido, o reitor expõe o desejo de a Uneal contribuir junto à Secretaria de Educação e espera conseguir agendar com o secretário Luciano Barbosa uma audiência.

Essa nova edição do Programa, com a anuência do governador Renan Filho,  será operada com recursos do Fundo de Combate à Pobreza de Alagoas. Serão 280 índios a serem atendidos nas licenciaturas de Pedagogia, Letras, Geografia, História e Matemática para as 13 etnias do Estado.

Para esta semana corrente ainda haverá visita a mais quatro aldeias.