» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2017 Fevereiro Em Pão de Açúcar, reitor da Uneal fortalece parceria com gestão municipal
10/02/2017 - 09h21m

Em Pão de Açúcar, reitor da Uneal fortalece parceria com gestão municipal

Foto: Reprodução/Facebook

Clau Soares

No segundo dia de visitas aos prefeitos dos municípios onde a Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) desenvolve atividades, o reitor Jairo José Campos da Costa esteve, nesta quinta-feira (9), com o prefeito de Pão de Açúcar, Flávio Almeida, e a vereadora Tereza Brito. O gestor apresentou o projeto do Espaço de Memória Artesão Fernando Rodrigues dos Santos, desenvolvido com recursos da Universidade e da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), aos representantes do Executivo e do Legislativo municipal.

Campos frisou que, com a mudança dos representantes municipais, foi necessário apresentar o trabalho que está sendo realizado pela Uneal, na Ilha do Ferro, povoado pertencente ao município ribeirinho. O Espaço de Memória, cujo projeto arquitetônico é de Rafael Brandão, com a supervisão da museóloga Carmem Dantas e curadoria de Paulo Gomes, está em fase de conclusão. “Há a necessidade de uma cooperação efetiva para a sustentabilidade do Espaço de Memória Artesão Fernando Rodrigues dos Santos”, afirmou Campos.

O prefeito Flávio Almeida comprometeu-se a disponibilizar um servidor do município para trabalhar no museu, cuja coordenação continua a ser realizada pela Uneal. Também irá disponibilizar atrações musicais e o som para a inauguração do espaço, com data a ser definida de acordo com a agenda do governador Renan Filho, e a montagem do palco. A Prefeitura será parceira ainda em ações que serão desenvolvidas no Espaço para dinamizar a cultura local.

A inauguração do Espaço de Memória da Ilha do Ferro faz parte da programação alusiva ao bicentenário do Estado. “Queremos envolver toda comunidade acadêmica e toda sociedade alagoana neste grande marco da cultura alagoana”, ressaltou Jairo.

Ilha do Ferro: Patrimônio material e imaterial do município
O Núcleo de Pesquisa em Literatura e Artes Visuais (NUPLAV), junto com a museóloga Carmen Dantas, estão finalizando um documento histórico-antropológico, para com uma minuta de lei, propor a transformação a Ilha do Ferro em patrimônio material e imaterial do município de Pão de Açúcar. A proposta será enviada ao prefeito para ser apreciada pela Câmara Municipal e, caso aprovada, retorna para a sanção do prefeito. “A ideia é valorizar e reconhecer a potencialidade artística do povoado, além de criar algumas regras de preservação do patrimônio”, explicou o reitor da Uneal.

lateral_twitter.jpg