» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2017 Janeiro Prograd emite nota sobre a mudança no Calendário Acadêmico 2016/2 e 2017/1
17/01/2017 - 09h30m

Prograd emite nota sobre a mudança no Calendário Acadêmico 2016/2 e 2017/1

Face à ocupação dos prédios pelos alunos dos “Campi” I,III e V em adesão ao movimento secundarista contra a PEC do Governo Federal ocorrido no final de outubro até 13 de dezembro de 2016, a PROGRAD vem prestar alguns esclarecimentos e sugestões de atividades que julga pertinentes para a conclusão do ano letivo/2016 e início de 2017/1:

1. Em reunião do CONSU, realizada em 16 de dezembro de 2016, ficou decidido que o Calendário 2016/2 para os Campi que interromperam suas atividades acadêmicas pela “Ocupação” dos estudantes contra a PEC do Gov. Federal, seria reajustado para o mês de Fevereiro/2017, sob a Coordenação da PROGRAD, e que o início das aulas no Calendário 2017/1 ficaria para o mês de Março, para todos os “Campi”,

2. Diante da complexidade do fato, e por compreender que o assunto requer alguns “cuidados básicos” na elaboração e interpretação de informações sobre as mudanças nos Calendários acima referidos, vem esclarecer a todos, professores, técnicos e alunos, bem como recomendar aos Diretores de “Campus” e Coordenadores de Curso alguns cuidados de ordem legal e acadêmica que possam trazer maior visibilidade às mudanças que estamos propondo no novo Calendário e contemplar as atividades necessárias para promover eficácia e eficiência à gestão universitária,

3. Considerando que esta universidade, até 30 de outubro/2016, já assegurou o cumprimento mínimo ( 75% ) de dias de efetivo trabalho acadêmico e de carga horária exigidos pela a LDB- Lei nº 9394/96, e o que já consta no nosso Calendário 2016/2

Esclarece/propõe:

1º - Na mudança do calendário para conclusão do ano letivo/2016/2, as Coordenações de Cursos devem observar que:

I – No dia 13/01- foi lançado o Edital de Transferência e Reopção de Curso,

II. A retomada das aulas do Ano Letivo 2016/2 está programada para o dia 30 de Janeiro de 2017 devendo ser encerrado no dia 25 de fevereiro/2017;

III. O período de aulas regulares do calendário 2016/2 a complementar deverá ser ajustado pelo Colegiado do Campus, com aproveitamento de atividades na modalidade presencial, semipresencial, a distancia,e/ou “ On Line”, ou por outras ferramentas que o Colegiado de Campus venha a definir, de forma que essas atividades assegurem a aprendizagem dos alunos.

IV. As demais atividades já estão previstas no “Calendário Alternativo”, divulgado no site da UNEAL, podem ser passíveis de reajuste, a critério de cada Campus.

IV- Que cada Campus ( I,III e V ) apresente para a PROGRAD, até o dia 26 de janeiro/2017 sua proposta de adequação à nova realidade.

V- Que os demais Campi possam aproveitar esse mês de fevereiro para fazerem “Curso de Férias”, ou outras atividades pendentes,até março, quando devemos iniciar, todos juntos, o ano letivo de 2017.

VI. Que a proposta de data para o início das atividades letivas de 2017, mediante as condições já postas e outras ainda silenciadas, seja definida na reunião de Diretores e Coordenadores de Curso, no próximo dia 26/01/2017.

Arapiraca, 16 de janeiro de 2017.

Maria Helena de Melo Aragão
Pró- Reitora de Graduação